A cerimônia de premiação do XII Prêmio Salvador Celia ocorreu na manhã de 7 de novembro, na Casa de Música da OSPA, em Porto Alegre. Ao todo, foram premiadas sete visitadoras do PIM/PCF e seis agentes comunitários de saúde (ACS). A solenidade ocorreu dentro da programação do XVI Seminário da Primeira Infância.
A edição deste ano teve como tema “Ações presenciais pela primeira infância no território” e foi realizado na modalidade Relato de experiência. Assim como na edição anterior, neste ano a maior pontuação em cada uma das categorias – Visitador e Agente Comunitário de Saúde – recebeu como premiação um tablet, com o objetivo de promover qualificação técnica e profissional aos envolvidos.
O agente comunitário de saúde (ACS) escolhido foi Jackson Igor Winck Ferreira, do município de Vera Cruz, da macrorregião Vales, com o relato “O nascimento de Tati e Dudu”. Já na categoria visitadores do PIM/PCF, a premiada foi Alice Pereira da Silva, de Passo Fundo, da Macro Norte, com o relato “Essa criança é fogo: assumindo o risco em reconhecer a chama interna de cada criança”.

Além destes, outros onze relatos foram premiados, dos 168 inscritos. Abaixo a lista completa dos demais premiados em cada categoria:
Agentes Comunitários de Saúde:
- Rosane Gehling Reimche, do município de Aceguá, na Macrorregião Sul, com o relato “Suplementando com amor”;
- Gisele Mendel, do município de Barão, Macro Metropolitana, com o relato “Na mala o coração”;
- Justina Inês Camicia, de São José do Ouro, na Macrorregião Norte, com o relato “Minha Vivência de ACS”;
- Silvia Aparecida Neto dos Santos Moraes, de São Miguel das Missões, Macro Missioneira, com o relato intitulado “Um relato do dia a dia”;
- Andressa Junges Santana, do município de Uruguaiana, na Macrorregião Missioneira, com o relato “O despertar da maternidade: quem cuida também precisa ser cuidada”;
- Jackson Igor Winck Ferreira, do município de Vera Cruz, da Macrorregião Vales, com o relato “O nascimento de Tati e Dudu”.
Visitadores do PIM/PCF:
- Juliana Ferrari da Silveira, do município de Cacequi, na Macro Centro-Oeste, com o relato “A importância do acompanhamento na gestação”;
- Geórgia Poleto Caetano, de Caxias do Sul, na Macrorregião Serra, com o relato “O cuidado além das fronteiras”;
- Francieli Rodrigues Etcheverry, do município de Guaíba, Macro Metropolitana, relato intitulado, “Novos Horizontes”;
- Clarice Pott, de Ibirubá, na Macro Metropolitana, com o relato “Criança com Autismo”;
- Michele Graebin, do município de Pelotas, na Macrorregião Sul, como relato “Entre o corte da espada e o perfume da rosa”;
- Bruna Mariel Markmann, de Venâncio Aires, na Macro Vales, com o relato “Ensinando e aprendendo com famílias imigrantes”;
- Alice Pereira da Silva, de Passo Fundo, da Macro Norte, com o relato “Essa criança é fogo: assumindo o risco em reconhecer a chama interna de cada criança”.
Acesse os relatos premiados:
Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.
O Prêmio:
O Prêmio Salvador Celia é uma homenagem ao médico Salvador Antônio Hackmann Celia (1940 – 2009), reconhecido psiquiatra infantil, que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês, crianças e famílias. O Prêmio é promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e busca reconhecer publicamente boas práticas de visitação domiciliar no Rio Grande do Sul e faz parte das comemorações que marcam a XX Semana Estadual do Bebê.
Mural em homenagem aos premiados
Durante a solenidade de premiação, os presentes puderam assistir a um vídeo sobre uma intervenção artística realizada no Viaduto dos Açorianos, em Porto Alegre. Trata-se de um grafite, de autoria do artista Jotapepax, da Paxart, que teve como intuito marcar o tema da infância e sua relação com o território, além de homenagear os premiados deste ano do Prêmio Salvador Celia. Assista ao vídeo:
Galeria

































Fotos: ACS/SES