PIM lança Caderno nº 01 sobre adesão, implantação e implementação do programa

Série de cadernos pretende orientar administrações e equipes municipais sobre os passos para cada etapa.

XVIII PIM Debate discute o impacto da pandemia na infância

Webinar da próxima quarta-feira (28) contará com a presença de Mariana Luz, CEO da FMCSV, e Vanessa Fiorini, coordenadora do PIM e PCF de Guaíba.

PIM é convidado a assinar o Pacto Nacional pela Primeira Infância em seminário virtual

Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância propiciará o diálogo entre pessoas e instituições responsáveis pela atenção à primeira infância dos estados da região Sul

Inscrições abertas para a 2ª Formação Introdutória do Primeira Infância Melhor, GTMS e Monitores de 2021

No dia 03 de agosto iniciará a 2ª Formação Introdutória do Primeira Infância Melhor em 2021. Organizada no formato remoto, a formação tem por objetivo oportunizar aos novos integrantes dos Grupos Técnicos Municipais e Monitores/ Supervisores do Primeira Infância Melhor (PIM) informações sobre a estrutura e funcionamento do Programa, com vistas à produção de conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de suas atribuições.

Escola Virtual de Governo, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lança curso sobre a primeira infância no PPA

Com carga horária de 25h, o curso Primeira Infância Primeiro no PPA foi elaborado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e visa dar apoio aos gestores e equipes técnicas municipais na construção de um Plano Plurianual que priorize a primeira infância e atenda à obrigatoriedade da transparência dos investimentos realizados anualmente em políticas para famílias e crianças de 0 a 6 anos.

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*dados referentes a junho/2021

Objetivo do PIM

Apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.

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Sapiranga assina termo de adesão ao PIM

Na última quarta-feira (5), a prefeita Carina Nath, juntamente com o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Adriano Oliveira, e as secretárias municipais Janete Hess (Saúde) e Cláudia Kichler (Educação), assinou o termo de adesão ao programa Primeira Infância melhor (PIM), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Entre as atribuições, está a inserção do programa nas ações estratégicas do município, a criação do Grupo Técnico Municipal (GTM), composto por técnicos das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, entre outros.

PIM Debate

Com o objetivo iniciar de sensibilizar e qualificar profissionais que trabalham com visitação domiciliar em relação à situação da Primeira Infância na pandemia, foi criado o ciclo de webinários ao vivo intitulado “PIM Debate: Primeira Infância em Tempos de Coronavírus”, que busca identificar e apresentar a realidade de trabalho do PIM, compartilhar práticas de apoio às famílias, identificar a situação das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social e buscar estratégias de apoio às famílias.

A gestação é um período em que você passa por intensas transformações físicas e emocionais. Essas mudanças podem gerar medos, angústias, fantasias e até mesmo curiosidade em saber o que se passa no interior de seu corpo. Mesmo quando a gestação foi programada e desejada, ao ser confirmada, alguma dessas sensações podem estar presentes.

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É muito comum à grávida ouvir inúmeros comentários e conselhos a respeito do parto, alguns bons, outros, nem tanto. Existem muitas crendices em torno do parto. Então, esteja atenta para não se sentir abalada ou envolvida por tais comentários. Mantenha-se tranquila! Tire suas dúvidas com o médico e busque orientações com o Visitador. Lembre-se de que o parto é vivenciado de maneira diferente em cada mulher.

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O puerpério, também denominado quarentena, é o período em que se inicia o resguardo e tem duração aproximada de 42 dias. Nesse período, é comum e normal você sentir vontade de chorar sem motivo aparente, irritar-se com facilidade, apresentar tristeza e desânimo. Essa vivência pode ser chamada de melancolia pós-parto. Porém, se tais sensações persistirem por longo tempo, você deverá solicitar ajuda ao médico.

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O bebê acaba de nascer e é muito importante que a família conheça suas características, as etapas do desenvolvimento de cada período da vida da criança, sua individualidade e saiba do que ela gosta ou não e o modo como se comunica. Você já observou que o bebê é um ser indefeso e depende de você ou da pessoa que o cuida para sobreviver. Isso exige uma atenção constante dos pais ou cuidadores.

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Nesta fase as mudanças são facilmente notadas. Você perceberá que ele reconhece as pessoas de seu convívio e sorri para aquelas mais íntimas. Por volta dos seis meses, frente a uma pessoa desconhecida, ele poderá estranhar e chorar. Com essa idade, o bebê pode agarrar os objetos que estiverem ao seu alcance e, com ajuda, poderá mudar de posição e se manter sentado sozinho por alguns instantes. 

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Seu filho está crescendo e, certamente, você tem visto como ele já pode fazer muitas coisas. Seu papel tem sido fundamental, pois a alegria, a felicidade e a saúde da criança dependem muito de você. Agora seu filho já pode arrastar-se e/ou engatinhar. Ele se movimenta, fica sentado e em pé segurando-se na grade do berço e nos móveis. Ao final dessa faixa etária já pode tentar dar passos quando segurado pela sua mão. Se ainda não atingiu esse estágio de desenvolvimento continue estimulando-o, pois cada criança tem o seu ritmo!

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Com a sua dedicação e ajuda, seu filho já pode fazer muitas coisas. Pegar, atirar, colocar e retirar objetos de caixas ou potes. Pode cumprir ordens simples como: “vem aqui”, “pega o brinquedo”, “me dá” e “tchau”, quando acompanhadas de gestos. Dê ordens simples sempre com a voz suave e carinhosa. Caso não responda à ordem, repita em outros momentos com calma até obter resposta.

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Considerando que o período de desenvolvimento da criança entre 1 e 2 anos de idade é longo, acelerado e permeado de transformações socioafetivas, motoras, cognitivas e na linguagem, optamos por subdividir esta etapa de desenvolvimento em dois períodos: 12 aos 18 meses e 18 aos 24 meses de vida, ou seja, de 1 ano a 1 ano e 6 meses e de 1 ano e 6 meses aos 2 anos.

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Nesta idade, a criança já corre com segurança e pula com os dois pés juntos e/ou fica num pé só. Seus movimentos, principalmente os das mãos, estão se aperfeiçoando. Isto se nota na forma como leva o copo e a colher à boca, escova os dentes e rabisca em folhas de papel. Deseja fazer o que os adultos fazem, brincando que é a mamãe, o papai, o motorista, entre outros.

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A criança nesta idade quer realizar novas proezas. Ela já consegue correr com segurança em diferentes direções, saltar e até subir em alguns lugares; salta com segurança e/ou pula num pé só alternadamente. Com auxílio, ela pode vestir e tirar a sua roupa, além de abotoar. Já come utilizando o garfo, lava as mãos e vai ao banheiro sozinha.

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A criança nesta fase coordena melhor os movimentos do corpo. Corre, salta, atira e recebe a bola com mais segurança. Cada vez é mais independente e pode fazer sozinha muitas coisas que antes precisava de ajuda. Veste-se, tira a roupa e consegue tomar banho sozinha. Decide do que brincar e busca os brinquedos e objetos que vai utilizar.

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Seu filho está crescido e continua aprendendo. Seus movimentos são mais precisos e coordenados. Move-se com agilidade e flexibilidade, que demonstra não só ao caminhar e correr, como ao desenhar, recortar e rasgar papéis. Apresenta vocabulário amplo, gosta de conversar, fala o que pensa, pergunta por que acontece uma coisa e não a outra e por isso, faz tantas perguntas.

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Central de

Ludicidade

O Primeira Infância Melhor percebeu a importância e a necessidade de compor, junto com vários profissionais, uma coletânea que abrangesse as mais variadas manifestações culturais, de forma a instrumentalizar a família e mostrar, de modo significativo, a abrangência e a relevância da ludicidade. Por constituir-se como equipe interdisciplinar, profissionais das áreas de educação, cultura, artes, saúde e serviço social uniram saberes e conhecimentos na construção deste material rico e criativo.

Programa

Criança Feliz no RS

No Rio Grande do Sul, o Criança Feliz e o PIM estão integrados na sensibilização, articulação, implantação e execução de ambos os programas, bem como estabelecem construções conjuntas envolvendo profissionais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), Secretaria da Educação (SEDUC) e da Secretaria da Saúde (SES). O PIM está colocado como executor metodológico do PCF no Estado e capacita, assessora, apoia na elaboração de materiais e na proposição de estratégias.

Pesquisas & Avaliações

Estudo longitudinal que avalia o impacto do Primeira Infância Melhor (PIM) a curto, médio e longo prazo sob diversos fatores durante um longo período de tempo.

Fundação Getúlio Vargas

Estudo evidencia eficácia do PIM no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais que podem servir como fator de proteção à violência.

UFPel, Udesc e UFRGS

Estudo sobre a qualidade de programas de visita domiciliar observou visitas realizadas pelo PIM e programas de 7 países da América Latina e Caribe.

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Prêmios & Certificações

Trabalho realizado pelo PIM nos presídios femininos recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Boas Práticas relacionadas à promoção de direitos e à atenção à Primeira Infância.

Conselho Nacional de Justiça

Iniciativa tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social.

Fundação Banco do Brasil

Prêmio busca identificar e disseminar as práticas bem sucedidas na área da primeira Infância que contribuem de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos da criança.

Medalha Zilda Arns