Relatório Anual de 2022 do PIM destaca consolidação do programa no RS

O Relatório Anual de 2022 do Primeira Infância Melhor (PIM) já está disponível para consulta e download. Desenvolvido pela coordenação estadual do PIM, o relatório tem o objetivo de publicizar e dar transparência às ações realizadas pelo programa ao longo do ano em...

Ampliação e qualificação das ações pelo desenvolvimento na primeira infância é pauta de reunião entre a Saúde e o vice-governador

Coordenadora do PIM apresentou atualizações referentes à política pública e abordou as ações do Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi).

CEEVSCA/RS: Mapeamento da rede de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no RS

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA) divulgou, em 1 de dezembro de 2022, relatório preliminar da rede de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul.  Este estudo foi...

Infográfico: Avaliação do programa Primeira Infância Melhor (PIM)

O infográfico desta página reúne alguns dos principais achados da avaliação longitudinal experimental conduzida pela equipe do FGV EESP Clear para mensurar os impactos do programa Primeira Infância Melhor (PIM).

CEDICA/RS: Participe das conferências municipais e regionais dos direitos da criança e do adolescente!

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) prorrogou o prazo para realização das Conferências Municipais e Regionais até o dia 15 de março de 2023.

233

municípios habilitados

Situação atual

Clique para saber mais

1.394

visitadores ativos

Situação atual

Clique para saber mais

32.597

meta de indivíduos

Situação atual: meta mensal de indivíduos (crianças e gestantes) a serem acompanhados

Clique para saber mais

*dados referentes a janeiro/2023

Objetivo do PIM

Apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.

PIM na rede

Facebook

Instagram

Youtube

WhatsApp

Seções

PIAPS

SisPIM

Covid-19

Acervo de Memórias

Materiais para visitadores

Formação

O PIM agora conta com ambiente virtual de aprendizagem para formações, o e-PIM. Por meio da plataforma EaD, o programa visa à qualificação dos espaços de diálogo, aproximação das pessoas, mesmo quando distantes fisicamente, e oferta de uma forma democrática de realização das formações e trocas de conhecimentos do PIM. Acesse!

Projeto com crianças imigrantes recebe premiação em evento estadual do PIM

A equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Venâncio Aires foi premiada, em cerimônia no dia 7 de novembro, na Casa de Música da OSPA, em Porto Alegre, durante a Semana Estadual do Bebê. O projeto “Ensinando e Aprendendo com famílias imigrantes”, da visitadora Bruna Mariel Markmann, foi um dos sete vencedores entre mais de cem práticas inscritas.

O Prêmio Salvador Celia visa promover a integração das Políticas de Atencção Primária à Saúde e reconhecer boas práticas de visitadores do PIM, do Programa Criança Feliz (PCF) e de agentes comunitários de saúde. Esta edição do prêmio teve como tema Ações presenciais pela primeira infância no território, na modalidade Relato de Experiência.

PIM Debate

Com o objetivo iniciar de sensibilizar e qualificar profissionais que trabalham com visitação domiciliar em relação à situação da Primeira Infância na pandemia, foi criado o ciclo de webinários ao vivo intitulado “PIM Debate: Primeira Infância em Tempos de Coronavírus”, que busca identificar e apresentar a realidade de trabalho do PIM, compartilhar práticas de apoio às famílias, identificar a situação das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social e buscar estratégias de apoio às famílias.

Programa

Criança Feliz no RS

No Rio Grande do Sul, o Criança Feliz e o PIM estão integrados na sensibilização, articulação, implantação e execução de ambos os programas, bem como estabelecem construções conjuntas envolvendo profissionais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), Secretaria da Educação (SEDUC) e da Secretaria da Saúde (SES). O PIM está colocado como executor metodológico do PCF no Estado e capacita, assessora, apoia na elaboração de materiais e na proposição de estratégias.

Pesquisas & Avaliações

Estudo longitudinal que avalia o impacto do Primeira Infância Melhor (PIM) a curto, médio e longo prazo sob diversos fatores durante um longo período de tempo.

Fundação Getúlio Vargas

Estudo evidencia eficácia do PIM no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais que podem servir como fator de proteção à violência.

UFPel, Udesc e UFRGS

Estudo sobre a qualidade de programas de visita domiciliar observou visitas realizadas pelo PIM e programas de 7 países da América Latina e Caribe.

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Prêmios & Certificações

Trabalho realizado pelo PIM nos presídios femininos recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Boas Práticas relacionadas à promoção de direitos e à atenção à Primeira Infância.

Conselho Nacional de Justiça

Iniciativa tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social.

Fundação Banco do Brasil

Prêmio busca identificar e disseminar as práticas bem sucedidas na área da primeira Infância que contribuem de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos da criança.

Medalha Zilda Arns