
Modalidade:
Entrevista em vídeo


O programa Primeira Infância Melhor (PIM) está completando vinte anos de existência. Criado em 7 de abril de 2003, é ainda hoje uma política pública inovadora e uma iniciativa sem precedentes no país, considerando o desenvolvimento humano a partir de uma abordagem integral.
231
municípios habilitados
Situação atual
Clique para saber mais
1.417
visitadores ativos
Situação atual
Clique para saber mais
31.849
meta de indivíduos
Situação atual: meta mensal de indivíduos (crianças e gestantes) a serem acompanhados
Clique para saber mais
*dados referentes a maio/2023

Objetivo do PIM
Apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.
Seções





Pesquisas & Avaliações
Estudo longitudinal que avalia o impacto do Primeira Infância Melhor (PIM) a curto, médio e longo prazo sob diversos fatores durante um longo período de tempo.
Pesquisa para avaliar os efeitos do PIM dentro de uma população integrante de um estudo de coorte e que foi acompanhada pelo Programa.
Estudo sobre os efeitos integrados entre o PIM e o Bolsa Família no Rio Grande do Sul, entre os anos de 2006 e 2012, sobre as taxas de mortalidade infantil.
Prêmios & Certificações
Trabalho realizado pelo PIM nos presídios femininos recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Boas Práticas relacionadas à promoção de direitos e à atenção à Primeira Infância.
Iniciativa tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social.
Prêmio busca identificar e disseminar as práticas bem sucedidas na área da primeira Infância que contribuem de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos da criança.

GPEA recebe supervisora dos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz
No dia 5 de maio, ocorreu um encontro entre o Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada (GPEA) e a supervisora dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF), Vanessa Ramos de Souza, no município de Rio Pardo. O encontro apresentou as diretrizes do projeto “A satisfação dos beneficiários dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF): uma análise sob a ótica das famílias gaúchas”, conduzido pelo GPEA.
O projeto obteve financiamento via edital do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas, Estrutura Produtiva, Análise Econômica e Políticas Públicas do Estado (PFP), parceria da Secretaria da Fazenda (Sefaz) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
PIM Debate
Com o objetivo iniciar de sensibilizar e qualificar profissionais que trabalham com visitação domiciliar em relação à situação da Primeira Infância na pandemia, foi criado o ciclo de webinários ao vivo intitulado “PIM Debate: Primeira Infância em Tempos de Coronavírus”, que busca identificar e apresentar a realidade de trabalho do PIM, compartilhar práticas de apoio às famílias, identificar a situação das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social e buscar estratégias de apoio às famílias.
PIM na rede
Youtube
