233
municípios habilitados
Situação atual
Clique para saber mais
1.385
visitadores ativos
Situação atual
Clique para saber mais
32.597
meta de indivíduos
Situação atual: meta mensal de indivíduos (crianças e gestantes) a serem acompanhados
Clique para saber mais
*dados referentes a dezembro/2022

Objetivo do PIM
Apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.
PIM na rede
Youtube

Seções

PIAPS

SisPIM

Covid-19

Acervo de Memórias

Materiais para visitadores
Formação

O PIM agora conta com ambiente virtual de aprendizagem para formações, o e-PIM. Por meio da plataforma EaD, o programa visa à qualificação dos espaços de diálogo, aproximação das pessoas, mesmo quando distantes fisicamente, e oferta de uma forma democrática de realização das formações e trocas de conhecimentos do PIM. Acesse!

Projeto com crianças imigrantes recebe premiação em evento estadual do PIM
A equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Venâncio Aires foi premiada, em cerimônia no dia 7 de novembro, na Casa de Música da OSPA, em Porto Alegre, durante a Semana Estadual do Bebê. O projeto “Ensinando e Aprendendo com famílias imigrantes”, da visitadora Bruna Mariel Markmann, foi um dos sete vencedores entre mais de cem práticas inscritas.
O Prêmio Salvador Celia visa promover a integração das Políticas de Atencção Primária à Saúde e reconhecer boas práticas de visitadores do PIM, do Programa Criança Feliz (PCF) e de agentes comunitários de saúde. Esta edição do prêmio teve como tema Ações presenciais pela primeira infância no território, na modalidade Relato de Experiência.
PIM Debate
Com o objetivo iniciar de sensibilizar e qualificar profissionais que trabalham com visitação domiciliar em relação à situação da Primeira Infância na pandemia, foi criado o ciclo de webinários ao vivo intitulado “PIM Debate: Primeira Infância em Tempos de Coronavírus”, que busca identificar e apresentar a realidade de trabalho do PIM, compartilhar práticas de apoio às famílias, identificar a situação das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social e buscar estratégias de apoio às famílias.
Programa
Criança Feliz no RS
No Rio Grande do Sul, o Criança Feliz e o PIM estão integrados na sensibilização, articulação, implantação e execução de ambos os programas, bem como estabelecem construções conjuntas envolvendo profissionais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), Secretaria da Educação (SEDUC) e da Secretaria da Saúde (SES). O PIM está colocado como executor metodológico do PCF no Estado e capacita, assessora, apoia na elaboração de materiais e na proposição de estratégias.
Pesquisas & Avaliações
Estudo longitudinal que avalia o impacto do Primeira Infância Melhor (PIM) a curto, médio e longo prazo sob diversos fatores durante um longo período de tempo.
Estudo evidencia eficácia do PIM no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais que podem servir como fator de proteção à violência.
Estudo sobre a qualidade de programas de visita domiciliar observou visitas realizadas pelo PIM e programas de 7 países da América Latina e Caribe.
Prêmios & Certificações
Trabalho realizado pelo PIM nos presídios femininos recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Boas Práticas relacionadas à promoção de direitos e à atenção à Primeira Infância.
Iniciativa tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social.
Prêmio busca identificar e disseminar as práticas bem sucedidas na área da primeira Infância que contribuem de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos da criança.