CHAMAMENTO PÚBLICO AOS MUNICÍPIOS DO RS PARA ADESÃO OU AMPLIAÇÃO DO PIM 2023
EDITAL ABERTO
Está aberto até 03 de abril o novo edital para adesão e ampliação do PIM.
Acesse!
11 MOTIVOS
Elencamos 11 motivos pelos quais todos os municípios devem investir no PIM.
Conheça!
IMPACTO COMPROVADO
Diversas pesquisas sobre os impactos do PIM comprovaram resultados do programa.
Saiba mais!
233
municípios habilitados
Situação atual
Clique para saber mais
1.404
visitadores ativos
Situação atual
Clique para saber mais
32.597
meta de indivíduos
Situação atual: meta mensal de indivíduos (crianças e gestantes) a serem acompanhados
Clique para saber mais
*dados referentes a fevereiro/2023

Objetivo do PIM
Apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.
Formação

O PIM agora conta com ambiente virtual de aprendizagem para formações, o e-PIM. Por meio da plataforma EaD, o programa visa à qualificação dos espaços de diálogo, aproximação das pessoas, mesmo quando distantes fisicamente, e oferta de uma forma democrática de realização das formações e trocas de conhecimentos do PIM. Acesse!
Seções

PIAPS

SisPIM

Covid-19

Acervo de Memórias

Materiais para visitadores
PIM na rede
Youtube


Projeto leva saúde bucal a crianças atendidas pelo PIM
O município de São Sebastião do Caí deu início, no mês de janeiro, ao projeto “PIM X ODONTO”, em uma parceria com a Secretaria de Saúde do município. O projeto tem o objetivo de levar avaliação odontológica e procedimentos ncessários a todas as crianças do PIM. Desde o início do projeto já foram avaliadas 60 crianças.
Atividades educativas também foram realizadas com o intuito de promover saúde, prevenção e proteção. Os temas abordados foram dieta, qualidade de vida, higiene oral, hábitos como uso de chupetas e mamadeiras e questões mais recorrentes neste grupo, como cáries de mamadeira e uso prolongado de chupetas, além da importância da realização de consultas odontológicas preventivas.
PIM Debate
Com o objetivo iniciar de sensibilizar e qualificar profissionais que trabalham com visitação domiciliar em relação à situação da Primeira Infância na pandemia, foi criado o ciclo de webinários ao vivo intitulado “PIM Debate: Primeira Infância em Tempos de Coronavírus”, que busca identificar e apresentar a realidade de trabalho do PIM, compartilhar práticas de apoio às famílias, identificar a situação das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social e buscar estratégias de apoio às famílias.
Programa
Criança Feliz no RS
Instituído em 2016, o Programa Nacional Criança Feliz foi inspirado em experiências exitosas de promoção do desenvolvimento integral das crianças, como a do Primeira Infância Melhor. Considerando a convergência dos objetivos e do modelo de atendimento dos Programas, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul trabalha no sentido de integrá-los a nível estadual e municipal.
Pesquisas & Avaliações
Estudo longitudinal que avalia o impacto do Primeira Infância Melhor (PIM) a curto, médio e longo prazo sob diversos fatores durante um longo período de tempo.
Estudo evidencia eficácia do PIM no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais que podem servir como fator de proteção à violência.
Estudo sobre a qualidade de programas de visita domiciliar observou visitas realizadas pelo PIM e programas de 7 países da América Latina e Caribe.
Prêmios & Certificações
Trabalho realizado pelo PIM nos presídios femininos recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Boas Práticas relacionadas à promoção de direitos e à atenção à Primeira Infância.
Iniciativa tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social.
Prêmio busca identificar e disseminar as práticas bem sucedidas na área da primeira Infância que contribuem de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos da criança.