Ampliação e qualificação das ações pelo desenvolvimento na primeira infância é pauta de reunião entre a Saúde e o vice-governador

Coordenadora do PIM apresentou atualizações referentes à política pública e abordou as ações do Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi).

CEEVSCA/RS: Mapeamento da rede de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no RS

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA) divulgou, em 1 de dezembro de 2022, relatório preliminar da rede de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul.  Este estudo foi...

Infográfico: Avaliação do programa Primeira Infância Melhor (PIM)

O infográfico desta página reúne alguns dos principais achados da avaliação longitudinal experimental conduzida pela equipe do FGV EESP Clear para mensurar os impactos do programa Primeira Infância Melhor (PIM).

CEDICA/RS: Participe das conferências municipais e regionais dos direitos da criança e do adolescente!

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) prorrogou o prazo para realização das Conferências Municipais e Regionais até o dia 15 de março de 2023.

Atenção Primária e PIM realizam live de lançamento do Caderno nº 02

Dia 01 de dezembro de 2022, das 10h às 11h30, será realizada a live de tema “O PIM como estratégia intersetorial da APS”.

233

municípios habilitados

Situação atual

Clique para saber mais

1.385

visitadores ativos

Situação atual

Clique para saber mais

32.597

meta de indivíduos

Situação atual: meta mensal de indivíduos (crianças e gestantes) a serem acompanhados

Clique para saber mais

*dados referentes a dezembro/2022

Objetivo do PIM

Apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.

PIM na rede

Facebook

Instagram

Youtube

WhatsApp

Seções

PIAPS

SisPIM

Covid-19

Acervo de Memórias

Materiais para visitadores

Formação

O PIM agora conta com ambiente virtual de aprendizagem para formações, o e-PIM. Por meio da plataforma EaD, o programa visa à qualificação dos espaços de diálogo, aproximação das pessoas, mesmo quando distantes fisicamente, e oferta de uma forma democrática de realização das formações e trocas de conhecimentos do PIM. Acesse!

Projeto com crianças imigrantes recebe premiação em evento estadual do PIM

A equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Venâncio Aires foi premiada, em cerimônia no dia 7 de novembro, na Casa de Música da OSPA, em Porto Alegre, durante a Semana Estadual do Bebê. O projeto “Ensinando e Aprendendo com famílias imigrantes”, da visitadora Bruna Mariel Markmann, foi um dos sete vencedores entre mais de cem práticas inscritas.

O Prêmio Salvador Celia visa promover a integração das Políticas de Atencção Primária à Saúde e reconhecer boas práticas de visitadores do PIM, do Programa Criança Feliz (PCF) e de agentes comunitários de saúde. Esta edição do prêmio teve como tema Ações presenciais pela primeira infância no território, na modalidade Relato de Experiência.

PIM Debate

Com o objetivo iniciar de sensibilizar e qualificar profissionais que trabalham com visitação domiciliar em relação à situação da Primeira Infância na pandemia, foi criado o ciclo de webinários ao vivo intitulado “PIM Debate: Primeira Infância em Tempos de Coronavírus”, que busca identificar e apresentar a realidade de trabalho do PIM, compartilhar práticas de apoio às famílias, identificar a situação das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social e buscar estratégias de apoio às famílias.

Programa

Criança Feliz no RS

No Rio Grande do Sul, o Criança Feliz e o PIM estão integrados na sensibilização, articulação, implantação e execução de ambos os programas, bem como estabelecem construções conjuntas envolvendo profissionais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), Secretaria da Educação (SEDUC) e da Secretaria da Saúde (SES). O PIM está colocado como executor metodológico do PCF no Estado e capacita, assessora, apoia na elaboração de materiais e na proposição de estratégias.

Pesquisas & Avaliações

Estudo longitudinal que avalia o impacto do Primeira Infância Melhor (PIM) a curto, médio e longo prazo sob diversos fatores durante um longo período de tempo.

Fundação Getúlio Vargas

Estudo evidencia eficácia do PIM no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais que podem servir como fator de proteção à violência.

UFPel, Udesc e UFRGS

Estudo sobre a qualidade de programas de visita domiciliar observou visitas realizadas pelo PIM e programas de 7 países da América Latina e Caribe.

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Prêmios & Certificações

Trabalho realizado pelo PIM nos presídios femininos recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Boas Práticas relacionadas à promoção de direitos e à atenção à Primeira Infância.

Conselho Nacional de Justiça

Iniciativa tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social.

Fundação Banco do Brasil

Prêmio busca identificar e disseminar as práticas bem sucedidas na área da primeira Infância que contribuem de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos da criança.

Medalha Zilda Arns