Junho/2021

Nova adesão

08/05 | Sapiranga

Sapiranga assina termo de adesão ao programa Primeira Infância Melhor

Na última quarta-feira (5), a prefeita Carina Nath, juntamente com o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Adriano Oliveira, e as secretárias municipais Janete Hess (Saúde) e Cláudia Kichler (Educação), assinou o termo de adesão ao programa Primeira Infância melhor (PIM), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Entre as atribuições, está a inserção do programa nas ações estratégicas do município, a criação do Grupo Técnico Municipal (GTM), composto por técnicos das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, entre outros.

 

21/04 | Rolante

Visitadoras do PIM de Rolante recebem bicicletas

Visitadoras dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF) atendem cerca de 100 famílias nas localidades de Alto Rolante. Para facilitar o deslocamento para a realização das visitas nas diversas localidades atendidas, a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Participação Popular adquiriu cinco bicicletas para as visitadoras dos referidos programas. As visitadoras receberão, também, um chip de celular para uso nos atendimentos junto às famílias. Este recurso permitirá um contato mais próximo mesmo durante a pandemia. 

20/04 | Riozinho

Riozinho promove campanha para arrecadar brinquedos para crianças em vulnerabilidade social

Uma ação de doação de brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social da comunidade de Riozinho está em andamento no município.  A ação está sendo desenvolvida junto com a Prefeitura Municipal de Riozinho no intuito de promover a qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento das crianças atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor – PIM. Ao observar a realidade das crianças que vivem em situação de vulnerabilidade no nosso município, identificou-se que muitas dessas famílias não possuem condições de vários aspectos. O Projeto Toy PIM busca despertar nas famílias esse momento de empatia. “Por esse motivo, é de extrema importância a colaboração da comunidade para o desenvolvimento dessas crianças”, frisa a prefeitura.

19/04 | Parobé

Prefeitura promove ação para captar gestantes em Parobé

Na semana passada, a Prefeitura de Parobé, por meio do Primeira Infância Melhor (PIM) e do Criança Feliz, realizou ação de captação de gestantes para participarem dos dois programas. A partir da adesão das gestantes, será criado um grupo de WhatsApp que atenderá tanto individualmente como coletivamente com os objetivos de acolher, orientar e aproximá-las dos serviços disponíveis na rede. Para mais informações, as gestantes podem procurar a secretaria de Assistência Social ou a Secretaria de Saúde do município.  A ação ocorre de forma individual e com todos os cuidados de prevenção à covid-19.

09/02  | Esteio

Esteio vacina visitadores do PIM contra a Covid-19

Em nova remessa enviada ao município, foram vacinados visitadores dos programas Primeira Infância Melhor (PIM), funcionários do Centro Referência em Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Cerpics), trabalhadores da Vigilância Ambiental e servidores dos setores administrativos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Hospital.

01/04 | Estrela

Famílias cadastradas no PIM e Criança Feliz recebem ninhos de Páscoa, em Estrela

Ao longo da semana pascal, visitadoras dos programas sociais mantidos pela prefeitura de Estrela visitaram 72 famílias cadastradas para realizar a entrega de ninhos de Páscoa. O ninho é composto por bolachas, confeccionadas pela Cozinha Central do município, balas, pirulitos, bombons, iogurtes e brinquedos, doados por empresas e comunidade em geral. Atualmente, em Estrela são atendidas 72 famílias nos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz. Entre os participantes estão seis gestantes e 86 crianças de 0 a 3 anos.

05/04 | Três Coroas

CRAS de Três Coroas promove ação e distribui 138 cestinhas em alusão a páscoa

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), por meio dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF), proporcionou uma páscoa mais doce para os usuários. Em conjunto com a coordenadora do CRAS, a assistente social Letieri Gonçalves Lessa, e o supervisor dos programas, o assistente social Éder da Silva, foram confeccionadas 138 cestinhas de páscoa que foram distribuídas para 130 crianças e oito gestantes. As entregas foram realizadas nas residências de cada família, pelos respectivos visitadores que as acompanham.

15/05| Bento Gonçalves

Funcionárias da biblioteca de Bento Gonçalves doam livros para o PIM/PCF

A Biblioteca Pública Castro Alves realizou a doação de mais de 100 livros para os programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor. Na ocasião, as funcionárias da instituição, Cláudia Benato e Cristiana Teixeira, realizaram a entrega de mais de 100 exemplares para a psicóloga e supervisora Lurdes Nuñez Brancalione. Os exemplares serão distribuídos para crianças e gestantes.

08/04 | Frederico Westphalen

Visitadores do PIM de Frederico Westphalen entregam mimos e doces de Páscoa

As crianças atendidas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF) de Frederico Westphalen receberam na quinta-feira, 1 de abril, doces e mimos pela passagem da Páscoa. Foram entregues toalhinhas de boca para os recém-nascidos, bichinhos de borracha, bolinhas de piscina, bonecas, carrinhos e bola de borracha para os pequenos. As crianças maiores ganharam doces e caixas de bombons, assim como as gestantes.

25/05| Bom Retiro do Sul

PIM/PCF de Bom Retiro do Sul entrega repelentes para gestantes

Bom Retiro do Sul lidera o número de casos confirmados de dengue no Vale do Taquari. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o município registra 502 pacientes que positivaram para a doença, representando 80,4% do total de casos confirmados até o momento em toda a região. Os dados informados pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) se referem ao período de 16 de maio a 22 de maio. Recentemente o município também realizou a entrega de repelentes para gestantes, através dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (CF), com a intenção de proteger as futuras mamães, em especial contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Envie sua notícia

Para que a notícia do seu município apareça no próximo boletim, clique aqui para ler as instruções e enviar seu conteúdo.