agosto/2023

Destaques

Foto: Divulgação/Comarca de Passo Fundo

01/08 | Passo Fundo

Seminário em Passo Fundo debate Pacto Nacional pela Primeira Infância e Justiça Restaurativa

O seminário Pacto Nacional pela Primeira Infância e Justiça Restaurativa foi realizado em Passo Fundo. Na abertura oficial do evento, dia 01º/08, na UPF, participaram representantes dos poderes Executivo, Legislativo e do Judiciário. O objetivo do encontro, que iniciou com a realização de oficinas, é promover a troca de experiências, a comunicação e a produção de subsídios para uma efetiva política de desenvolvimento humano.

Representando o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a Ouvidora da Mulher do TJRS, Desembargadora Jane Maria Köhler Vidal, ressaltou a importância dos temas abordados. “Precisamos mudar as lentes e pensar coletivamente para oferecer oportunidades e opções para nossas crianças. Precisamos da união dos poderes públicos e da sociedade civil organizada para que possamos pensar hoje, e fazer hoje, ações que mudem a realidade”.

A promoção do evento é do Poder Judiciário, Conselho Nacional de Justiça, Ministério Público do RS, Defensoria Pública do Estado, Prefeitura Municipal e UPF, com apoio de Signatário do Pacto Nacional pela Primeira Infância, Fórum Nacional de Justiça Protetiva (Fonajup), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Rede Nacional Primeira Infância, Promundo e Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj).

Foto: Tiago Silva

21/08 | Colinas

Colinas realiza o 1º Seminário pela Primeira Infância

O município de Colinas realizou, no dia 24 de agosto, o 1º Seminário pela Primeira Infância. A atividade ocorreu durante o dia inteiro com a participação da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

Um dos destaques do seminário foi a palestra “Os desafios da infância na atualidade: possibilidades de enfrentamento”, com o médico pediatra, sanitarista e escritor Daniel Becker, mestre em saúde pública pela Fiocruz.

Conforme a coordenadora de saúde e do programa 1000 Dias Para Mudar Uma Vida Inteira, Ana Jasper, desde 2017, Colinas tem um olhar diferente para a primeira infância, que compreende desde o nascimento até os 6 anos. Este ano, o município ingressou numa rede internacional de cidades que promovem ações para melhorar os serviços para esse público.

De acordo com ela, esses cuidados envolvem diversas áreas, como saúde, educação, turismo, cultura e esporte. “A partir daí, a gente pensou em montar esse seminário para chamar atenção de toda a região para lá, para pensarmos em conjunto”, destaca.

Neste sentido, um dos pontos altos foi um momento para falar e tirar dúvidas sobre o programa Primeira Infância Melhor (PIM), para a promoção do desenvolvimento integral da primeira infância. Ana ressaltou que a ideia é inspirar, sensibilizar e mobilizar para “fazer o programa acontecer nas cidades e criar um movimento mais orgânico”.

14/08 | Estância Velha

Vem Brincar na Praça: Uma ação da Prefeitura de Estância Velha no Mês da Primeira Infância

Dando sequência às atividades do Mês da Primeira Infância, a Secretaria de Educação e Cultura de Estância Velha promoveu o evento “Vem Brincar na Praça”, no sábado, dia 26 de agosto. A proposta é destacar a importância do brincar como forma de promover vínculos afetivos saudáveis, e fortalecer as relações e a confiança através do brincar. A atividade aconteceu das 14h às 18h, na Praça 1º de Maio.

Outras secretarias contribuíram com ações relativas à primeira infância, como as Propostas Lúdicas com as visitadoras dos Programas do PIM (Primeira Infância Melhor) e Criança Feliz, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho; experiências sensoriais com o articulador de projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura, e a proposta da Alimentação na Primeira Infância (Departamento de Nutrição da SEMEC). Além disso, o evento contou com apresentações artísticas com o Grupo de Flauta Infantil da Estação Ecologia e a apresentação de Jogos e Danças Gaúchas do Espaço Cultural.

A Secretaria da Saúde com a equipe da Vigilância em Saúde também esteve presente aplicando vacinas e atualizando as carteiras de vacinação de crianças, adolescentes e adultos.

AGOSTO – MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Agosto foi estipulado o Mês da Primeira Infância, durante o qual deve ocorrer a promoção de ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos de idade e às suas famílias.

Foto: Divulgação/ PMEV

MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Foto: Prefeitura de Herval

31/08| Herval

Famílias participam de evento comemorativo ao Mês da Primeira Infância

Agosto é considerado o Mês da Primeira Infância em todo o país e para celebrar essa pauta, as famílias que são atendidas pelos Programas Primeira Infância Melhor no município de Herval participaram de uma tarde de atividades ocorrida no dia 30. As famílias tiveram palestras sobre o comportamento e o desenvolvimento infantil e as crianças assistidas participaram de diversas atividades no CRAS.
O evento teve como objetivo promover a integração e a valorização da família e das crianças, levando mais conhecimento para os núcleos familiares e proporcionando um dia prazeroso.
A primeira palestra teve como tema central o “Comportamento e desenvolvimento na Primeira Infância”, com as servidoras atuantes no CEAE (Centro Especializado de Atendimento ao Educando) da rede municipal de Ensino, Edina Castro, psicopedagoga, Maria Ester Duarte, psicopedagoga, Eduarda Munhoz, neuropsicopedagoga, e a coordenadora do Departamento de Atendimento Especializado.
Logo após, as famílias puderam assistir a um depoimento sobre “As dificuldades e desafios enfrentados como mãe”, com a mãe do pequeno João Lucas, Alessandra Paiva. No final do evento, as famílias cantaram os ‘parabéns’ para a Primeira Infância e prestigiaram uma apresentação de teatro das visitadoras do programa, juntamente com a oficineira Samara Rodrigues.
Em Herval, os programas atendem 120 famílias, auxiliando no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos e gestantes, com visitas periódicas nas residências realizadas pelas visitadoras do PIM/Criança Feliz.

05/08 | São Sebastião do Caí

São Sebastião do Caí sedia formação sobre TEA, no encontro regional da 8ª Região de Saúde do estado

Em comemoração ao Mês da Primeira Infância, o município de São Sebastião do Caí sediou, no dia 3 de agosto, no Centro Municipal de Cultura, uma formação sobre Transtorno do Espectro do Autismo, realizada pela Coordenadoria Regional de Saúde/SES, em parceria com o programa TEAcolhe, do Governo do Estado.
O objetivo é capacitar profissionais da Atenção Primária em Saúde, em especial equipes do PIM e agentes comunitários em saúde, mas foram convidados também outros técnicos da saúde, educação e assistência social para que aprimorem seus conhecimentos sobre o tema e possam ofertar um atendimento de qualidade às crianças com suspeita ou com diagnóstico de TEA.
O Centro de Referência Regional de Sapucaia do Sul, referência para a 8ª Região de Saúde, abordou o tema através das Palestrantes: Dra. Sara Kvitko de Moura (Neuropediatra), Psicóloga Scheila Letícia Paim de Abreu (Psicóloga) e a Psicóloga Mariana Santos de Azevedo. Mais uma vez, São Sebastião do Caí, através do PIM (Primeira Infância Melhor) foi sede para um grande evento que recebeu mais de 200 participantes. O evento aconteceu das 9 h às 12h e das 13h30min às 16h e foram abordados os seguintes temas:  Transtorno do Espectro do Autismo, características, diagnóstico, sinais de risco para desenvolvimento na primeira infância; direitos das pessoas com TEA; possibilidades de intervenção; brincar estruturante e experiências favorecedoras nos contextos naturais da criança; vínculos parentais e empoderamento familiar; mediações frente a situações de crise; discussão de casos.

Foto: Prefeitura de São Sebastião do Caí

AGOSTO DOURADO

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

08/08| Rio Grande

SMS de Rio Grande comemora Semana Municipal do Aleitamento Materno

De 14 a 18 de agosto, Rio Grande comemora a Semana Municipal do Aleitamento Materno, uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), em parceria com as duas principais instituições da rede hospitalar da cidade, HU e Santa Casa. Palestras, debates, oficinas e ações voltadas para os usuários da rede pública de Saúde fazem parte da programação.

As discussões começaram com uma mesa redonda e entrevistas na Rádio Oceano, segunda-feira (14), às 10h40min. Debateram a médica pediátrica, Marina Fregonesi Ferreira, a coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição, Lucimara Marques e Manoela Mandagara, do grupo técnico do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), todas da SMS. Na terça-feira (15), a ação foi direcionada às usuárias das Unidades Básicas da Saúde, que receberam orientações sobre a importância do aleitamento materno. Neste caso, o atendimento foi direto nas unidades, em horário do expediente.

Quarta-feira (16), a programação incluiu uma oficina para agentes comunitários da Saúde e visitadores(as) dos programas PIM e Criança Feliz, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, da Prefeitura Municipal, a partir das 13h30min. Na mesma data e local, outras oficinas foram previstas sobre o tema, com as seguintes abordagens: vantagens e rede de apoio; impactos no desenvolvimento infantil; e como proceder com o aleitamento materno após retornar ao trabalho. Promovendo o aleitamento materno e o relato de uma experiência exitosa na unidade de Saúde PPV foram as oficinas finais na programação deste dia.

A Semana do Aleitamento Materno é organizada pelos programas de Alimentação e Nutrição, Saúde da Mulher, PIM e Criança Feliz, da Secretaria da Saúde e tem amplo apoio da Santa Casa e do HU/ EBSERH.

11/08 | Charqueadas

PIM de Charqueadas realiza atividade em alusão ao Agosto Dourado

Na quinta-feira, dia 10/08, ocorreu o encontro de gestantes e mães do programa Primeira Infância Melhor de Charqueadas. A ação foi realizada na sala de reuniões da Secretaria da Saúde do município. Neste mês, o encontro foi alusivo ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação.

Na ocasião, foram realizadas palestras com a enfermeira Aline Rodrigues Reser, mestre em saúde coletiva, especialista em gestão e saúde pública. Além dela, também ministrou uma palestra a técnica de enfermagem Loeci Przygodenski de Marins, que atua na vigilância epidemiológica do município de Charqueadas. Também estiveram presentes no evento a GTM da saúde do PIM, Karen Paris, o monitor Vinicios Aguiar e as visitadoras do município.

Fonte: PIM de Charqueadas

Bem-vindos

Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online

14/08 | Canguçu

Canguçu é selecionada pelo governo estadual no PIM

Canguçu fará parte do programa Primeira Infância Melhor do governo do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelas redes sociais depois da divulgação do edital com o resultado final que contempla 96 vagas para o município. Ainda na adesão, o município propõe uma meta de atendimento de gestantes e crianças.

“A partir de agora, a Secretaria de Saúde começa a organizar o processo para implantação e execução do projeto”, comunicou o chefe do Executivo Municipal. O Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. O foco da iniciativa é apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, de modo que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos.

09/08 | Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Cerro Branco

Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Cerro Branco: PIM aprova adesão ao programa

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou o resultado final do Edital SES nº 02/2023 com as propostas de adesão do Primeira Infância Melhor (PIM) aprovadas, após a análise de recursos pela Comissão Técnica de Julgamento e a publicização do resultado preliminar das propostas encaminhadas pelos municípios, realizada no dia 28 de julho deste ano. A lista inclui Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Cerro Branco. A partir de agora, os municípios cuja proposta de adesão foi aprovada, terão prazo até o dia 23 para envio de documentações para a formalização da adesão.

Conforme resultado final do edital publicado no site do PIM e da Secretaria Estadual da Saúde (SES), 210 municípios tiveram suas propostas validadas para adesão, totalizando 4.940 novas vagas de atendimento para gestantes e crianças.

Após a formalização da adesão, será publicada a Portaria de habilitação do município ao PIM a partir de 01 de setembro. Com a portaria, os municípios passam a receber o incentivo financeiro estadual para executar o programa.

02/08 | Cachoeirinha

PIM e Criança Feliz são retomados em Cachoeirinha

Os programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF), dos governos estadual e federal, respectivamente, foram retomados em Cachoeirinha. “Após 10 meses de pausa, devido a problemas com a empresa prestadora de serviços, a gestão decidiu contratar visitadoras diretamente”, explicou o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Nerisson Oliveira.

O PIM/PCF tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças por meio de ações que estimulem o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e linguístico, e é intersetorial, ou seja, gerido pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Assitência Social. Segundo Cássia Gisele, integrande do Grupo Técnico Municipal, “as atividades desenvolvidas pelas visitadoras procuram estimular o vínculo da mãe com as crianças, de outros familiares com as crianças através de brincadeiras, além de orientações de saúde, educação, que ajudem a prevenir problemas, por meio de um olhar especializado”.

09/08 | Boqueirão do Leão, Candelária, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Pantano Grande, Sinimbu, Vale do Sol

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, assinou, no dia 7 de agosto, o resultado final do Edital de adesão de novos municípios ao Primeira Infância Melhor (PIM), uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. No Vale do Rio Pardo, Boqueirão do Leão, Candelária, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Sinimbu e Vale do Sol entraram para o programa. Ao todo, somam 184 vagas de atendimento apra gestantes e crianças.

No Rio Grande do Sul, foram 210 municípios, somando 4.940 novas vagas de atendimento. Com as novas adesões, o PIM estará presente em 94% dos municípios gaúchos – o que representa 467 cidades.

09/08 | Arroio do Tigre, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Jacuizinho, Passa Sete, Segredo, Tunas

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou o resultado final do Edital com as propostas de adesão do Primeira Infância Melhor (PIM) aprovadas, após a análise de recursos pela Comissão Técnica de Julgamento e a publicização do resultado preliminar das propostas encaminhadas pelos municípios, realizada no dia 28 de julho deste ano. A lista inclui Arroio do Tigre; Novo Cabrais; Paraíso do Sul; Cerro Branco; Estrela Velha; Ibarama, Lagoa Bonita do Sul; Jacuizinho; Passa Sete; Segredo e Tunas.

A partir de agora, os municípios cuja proposta de adesão foi aprovada, terão prazo até o dia 23 para envio de documentações para a formalização da adesão. O Grupo Técnico Estadual (GTE) do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) também promoveu uma live com os municípios que tiveram proposta de adesão aprovada no edital SES/RS 02/2023. O encontro foi realizado no canal do Youtube do PIM e teve como objetivo orientar e esclarecer possíveis dúvidas sobre os próximos passos para a formalização da adesão ao Programa.

Municípios em ação

Foto: Divulgação

15/08| Bagé

Bagé celebra 20 anos do PIM com desafios e conquistas

Bagé celebra, em setembro, 20 anos de adesão ao programa Primeira Infância Melhor (PIM), uma política pública intersetorial voltada para a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desde sua implantação, em 2003, o PIM tem desempenhado um papel crucial na melhoria da qualidade de vida das famílias bageenses, com atendimentos que ocorrem por meio de visitas domiciliares e atividades em grupo, focados na promoção do desenvolvimento infantil, parentalidade positiva e na identificação das necessidades das famílias em rede.

Conforme destaca a coordenadora do programa, Hortência Cabreira de Oliveira, a cidade se tornou referência ao ter o salário base mais alto da categoria no Estado, evidenciando o reconhecimento da importância dos profissionais envolvidos no programa. A coordenadora destaca que os grupos de gestantes, realizados em parveria com os núcleos de Estratégia e Ssúde da Família (ESFs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), “proporcionam momentos de conexão, conhecimento e fortalecimento de vínculos, contribuindo para uma gestação saudável e uma experiência positiva para as futuras mães”.

Além disso, Hortência destaca o atendimento à comunidade indígena Guarani Mbya, que chegou à cidade ha cerca de seis meses e, desde então, estão instalados no Horto Municipal. O PIM tem realizado visitas quinzenais, respeitando a cultura e os costumes desse grupo e proporcionando atividades pedagógicas para o desenvolvimento das crianças.

Foto: Divulgação Cristal Web Rádio

18/08 | Amaral Ferrador

Amaral Ferrador se compromete com o aperfeiçoamento do PIM

A manhã do dia 16 de agosto foi marcada por um encontro significativo no auditório do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Amaral Ferrador. Reuniram-se a representante da coordenação estadual do programa Primeira Infância Melhor (PIM), a Sra. Letícia Boeira, e a responsável pela 3ª Coordenadoria de Saúde, para uma conversa sobre aprimoramento e monitoramento das atividades do PIM no município. A reunião teve como objetivo fortalecer e qualificar os atendimentos oferecidos pelo PIM em Amaral Ferrador, refletindo o compromisso contínuo com a qualidade dos serviços prestados à comunidade. 

Presentes na reunião estavam figuras-chave envolvidas nesse importante esforço. A Primeira Dama e Secretária de Assistência Social e Cidadania, Carmen Nunes, juntamente com a Secretária da Saúde, Lenise Rodrigues, a enfermeira Salatieli Borges, a Assistente Social Edinete Padilha e a servidora Silvia Silva, uniram esforços para garantir que as ações do PIM alcancem os melhores resultados possíveis para as famílias e crianças do município. A busca pelo aperfeiçoamento e a dedicação em oferecer serviços cada vez mais eficazes são marcas que fortalecem a essência do programa Primeira Infância Melhor.

Foto: Prefeitura de Rolante

14/08 | Rolante

Programa Inverno Gaúcho com Saúde em Rolante: crianças com as vacinas em dia recebem “Troféu de Coragem”

O município de Rolante está participando do Programa Inverno Gaúcho com Saúde, que tem como objetivo trabalhar na prevenção de doenças, através de estratégias que incentivem os cuidados preventivos para que as pessoas possam enfrentar o período de inverno da melhor forma, evitando internações causadas por doenças típicas da estação.

Uma das estratégias sugeridas pelo Governo do Estado é trabalhar com as famílias a importância da vacinação. Pensando nisto, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, por meio dos visitadores do programa Primeira Infância Melhor e Programa Criança Feliz, conversa com as famílias sobre o quanto a vacinação é importante para imunizar e proteger as crianças de diversas doenças, incentivando-as a manterem as vacinas sempre em dia.

Analisando as carteirinhas de vacinação, as que estão em dia recebem o “Troféu de Coragem”. “O Troféu de Coragem é um ato simbólico, mas que incentiva as famílias e demonstra que estamos atentos e preocupados com a saúde e com o bem estar da nossa comunidade. As vacinas estão à disposição nas Unidades Básicas de Saúde e são um direito de cada cidadão desde os primeiros meses de vida. Investir em prevenção é a melhor forma de cuidar da nossa saúde”, comenta a secretária de Desenvolvimento Social, Alzira Rippel.

24/08 | Pelotas

Prefeitura de Pelotas promove ação de vacinação

A Prefeitura de Pelotas promoveu, no sábado (26), vacinação com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal para o público de zero a 15 anos. A iniciativa é alusiva ao Mês da Primeira Infância.

O público-alvo foi formado por crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, que puderam receber todos os imunizantes do calendário vacinal. Para se vacinar, foram acompanhados dos pais ou responsáveis, além da carteira de vacinação e um documento com foto.

Conforme a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Aline Machado, foi uma oportunidade para atualizar a caderneta de imunização e ampliar a cobertura do município, levando em conta que o evento será no sábado, em horário alternativo. “É uma ação que lembra a importância de manter o calendário nacional em dia, já que a vacinação previne doenças. Além disso, no dia, as equipes do Primeira Infância Melhor (PIM) estarão fazendo o acolhimento com atividades lúdicas e pedagógicas para as crianças que estiverem presentes”, completou.

31/08 | Inhacorá

Inhacorá sedia encontro regional do PIM

No dia 30 de agosto ocorreu um Encontro Regional do programa Primeira Infância Melhor (PIM) que reuniu vários municípios da região. O evento foi promovido juntamente com a Secretaria de Saúde do município de Inhacorá.
A programação do encontro começou com um café da manhã que permitiu que os participantes se reunissem e interagissem antes da abertura oficial. Uma parte significativa do encontro foi dedicada à apresentação das visitadoras, que compartilharam informações importantes.
A palestra conduzida pela Enfermeira Luciana Correa de Moura e o Fonoaudiólogo Alex Ferreira sobre “A importância da amamentação no desenvolvimento da criança” trouxe importantes questões relacionadas a saúde materno-infantil.

Para encerrar o encontro, a apresentação das crianças do PIM emocionou os presentes. O encontro contou com a colaboração dos municípios de Ijuí, Campo Novo, Criussimal, Chiapetta Humaitá e Sede Nova.

Foto: Prefeitura de Inhacorá

Foto: Prefeitura de Esmeralda

31/08 | Esmeralda

Encontro do PIM destaca importância da convivência familiar

Na tarde do dia 24 de agosto, no salão do múltiplo uso do município de Esmeralda, aconteceu um encontro significativo, promovido pela equipe do PIM. O evento reuniu familias em um ambiente festivo, repleto de atividades e informações relevantes.

Sob a condução da terapeuta Marina Sgorla, o tema central girou em torno da convivência familiar, o tema central girou em torno da convivência familiar, dinâmicas proporcionaram momentos de descontração e estreitamento dos laços familiares, ressaltando a importância do tempo de qualidade compartilhado entre pais e filhos.

A ocasião também abordou a celebração do “Agosto Dourado”, e com ele, a significativa temática da amamentação desempenha no desenvolvimento infantil, enfatizando os benefícios nutricionais e emocionais que ela oferece nos primeiros estágios de vida.

O evento refletiu não apenas a dedicação do PIM em promover o bem-estar infantil, mas também a determinação em fortalecer os laços familiares e educar sobre praticas essenciais para o crescimento saudável das crianças.

GIRO PELOS MUNICÍPIOS

Foto: Divulgação

02/08| Arambaré

Polícia Civil promove palestra no 2° Seminário Municipal da Primeira Infância de Arambaré

Na tarde de quarta-feira, dia 02, a Polícia Civil realizou uma palestra no Seminário Municipal da Primeira Infância de Arambaré. Na oportunidade, foi apresentado o trabalho que vem sendo realizado na prevenção aos crimes de violência sexual infanto-juvenil em toda a rede de ensino dos municípios que integram a 29ª Região Policial.

A Polícia Civil agradece a Prefeitura Municipal de Arambaré, na pessoa da Coordenadora do Programa Infância Melhor no município, Sra. Thiele Woloski, pela iniciativa em promover um seminário cuja temática é “Violência Infantil – Como garantir os direitos das crianças?”, propiciando a Polícia Civil encurtar distâncias com os profissionais do PIM – Primeira Infância Melhor, que realizam tão nobre trabalho.

Foto: Divulgação

23/08| Redentora

Comissão de Redentora faz visita técnica ao Centro Regional de Referência em TEA

Representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Cultura e Assistência Social de Redentora realizaram visita técnica para adesão, articulação e fortalecimento junto ao Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEAcolhe/CRR) no município de Constantina. O TEAcolhe é um programa do Governo do Estado que visa a atender à Política Estadual de Atendimento Integrado às Pessoas com Transtornos do Espectro Autista, garantindo e promovendo o atendimento às necessidades específicas das pessoas com Autismo, com foco no desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania e apoio às famílias.

O objetivo da adesão é organizar e fortalecer as redes municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social no atendimento às pessoas com Autismo e suas famílias.

A equipe desenvolverá ações buscando a conscientização e sensibilização da sociedade sobre o tema. Também serão realizadas atividades com os Agentes Comunitários de Saúde e visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz sobre o que é o Autismo e os meios de encaminhamento para o melhor atendimento de quem necessitar.

Foto: Prefeitura de Santa Cruz do Sul

18/08 | Santa Cruz do Sul

Bairro Bonfim recebe mais uma edição do Projeto Praça da Cidadania

O projeto Praça da Cidadania foi retomado no dia 20 de agosto, no bairro Bonfim, em Santa Cruz do Sul. Competições esportivas, apresentações artísticas, shows, praça de alimentação e mateada estiveram entre as principais atrações.

Durante toda a tarde, além da agenda cultural de entretenimento, a prefeitura disponibilizou uma série de serviços para os cidadãos. Além do gabinete da prefeita, que prestou atendimento à população, servidores do município levaram informações à comunidade sobre linhas de microcrédito, através do Banco do Povo, direitos do consumidor, política habitacional, CadÚnico, coleta seletiva, arborização pública, entre muitos outros assuntos.

Na área da saúde foram realizados teste de acuidade visual, prestadas orientações na área odontológica e acerca do programa Primeira Infância Melhor, O ônibus da secretaria municipal de Saúde esteve no local com uma equipe de vacinação, aplicando imunizantes contra influenza e covid-19.

Foto: Prefeitura de David Canabarro

24/08 | David Canabarro

PIM leva o projeto “Saúde bucal para as famílias” a escolas de David Canabarro

Com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da saúde bucal, o já bem-sucedido projeto “Saúde bucal para as famílias” foi levado a escolas no interior do município de David Canabarro, além da escola Chapeuzinho Vermelho. O projeto, que antes era realizado na Casa de Cultura Domingos Bresolin, é uma parceria entre Secretaria da Saúde e os visitadores do PIM.

Na oportunidade, as crianças realizaram atividades de descontração com música e coreografia. Também foi apresentada a peça lúdica de teatro “E o dente doeu…”, referente à história criada pelos visitadores, confeccionada em livro ilustrado. “E o dente doeu” apresenta a dinâmica da menina Sofia, que não gostava de escovar os dentes,  e sua família.

Por fim, a Dra. Ricarda Silva orientou sobre a escovação e a importância da Saúde Bucal. No final das atividades, os alunos ganharam um kit contendo uma escova e um creme dental, além do livro “E o dente doeu…”, para que possam ler em casa com suas famílias.

PROCESSOS SELETIVOS

27/08 | Maquiné

Prefeitura no RS lança processo seletivo em programa de infância

A Prefeitura de Maquiné divulgou a abertura de um novo processo seletivo destinado ao preenchimento de duas vagas no Primeira Infância Melhor (PIM). As vagas são direcionadas para a função de visitador(a) e exigem escolaridade em nível médio completo. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) para as vagas de visitador(a) do programa atuarão em jornadas semanais de 40 horas, com remuneração mensal fixa no valor de R$ 1.172,72.

Envie sua notícia

Para que a notícia do seu município apareça no próximo boletim, clique aqui para ler as instruções e enviar seu conteúdo.