Outubro/2021

Paternidade

03/09 | Caxias do Sul

Exercício da paternidade é tema de projeto piloto que começa neste mês em Caxias do Sul

Iniciativa que envolve área da Saúde, Educação e Assistência Social pretende sensibilizar homens para que se integrem ao cumprimento das tarefas de cuidado e planejamento familiar. O chamado “Programa P” pretende capacitar profissionais e promover rodas de conversa para sensibilização de pessoas que ocupam o posto da paternidade em núcleos familiares atendidos pela rede municipal, em programas de atenção à primeira infância, com crianças de zero a seis anos.

aprendizados

24/09 | Cachoeirinha

Conferência municipal realiza encontros virtuais sobre a saúde mental e da criança 

Foram realizados dois encontros preparatórios para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, um dos temas debatido foi a Saúde da Criança com a participação servidores. A enfermeira Elisângela da Silva Alves, especialista em Saúde Pública, coordenadora da Política de Defesa da Criança e PIM falou sobre o funcionamento do programa, cuja implementação está completando um ano em outubro na cidade.

01/10 | Riozinho

Secretaria da Saúde de Riozinho e PIM promovem encontro com gestantes

Pensando em proporcionar um momento de trocas e aprendizagens, a Prefeitura Municipal de Riozinho em parceria com o PIM, promove o encontro de gestantes, uma atividade voltada para as futuras mamães da cidade.

Processos Seletivos

17/09| Santa Maria

UFN abre inscrições para programa destinado ao auxilio de famílias e crianças

Universidade Franciscana (UFN) abre inscrições para o programa Primeira Infância Melhor (PIM). Em parceria com a prefeitura de Santa Maria e a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto busca promover, semanalmente, visitas domiciliares e comunitárias a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. São contemplados pelo PIM gestantes e crianças de zero a cinco anos.

s6/09| Serafina Corrêa

Edital de processo seletivo da Prefeitura de Serafina Corrêa é reaberto

A  Prefeitura de Serafina Corrêa divulgou a reabertura das etapas do edital de seu novo Processo Seletivo, que tem como objetivo a admissão de até seis profissionais de níveis médio e superior, para atuação no Programa Primeira Infância Melhor.

Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida para a função desejada de nível médio completo ou superior, capacitação específica para o desenvolvimento do Programa, idade mínima de 18 anos, dentre outros requisitos que constam no edital.

06/09| Cachoeirinha

Cachoeirinha abre a seleção para visitadores dos programas PIM e Criança Feliz

Está aberta a seleção para visitadores dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, no município de Cachoeirinha. O processo de seleção simplificada é para Cadastro Reserva de visitadores dos referidos programas e será realizado pela Fundação La Salle. Os visitadores têm como principais funções realizar e registrar as visitas domiciliares das famílias, cadastradas nos programas, além de promover a articulação dos serviços e das políticas setoriais, no território com a política setorial da assistência social, saúde e educação.

O que vem por aí

01/10 | Bom Retiro do Sul

Programa de Bom Retiro do Sul lança campanha de arrecadação de livros infantis

O PIM/PCF de Bom Retiro do Sul lançou a campanha de doação de livros infantis, que será realizada durante o mês de outubro por meio do projeto “Construindo vínculos através da leitura”, com o objetivo de arrecadar livros para o uso das famílias atendidas.

Giro pelos municípios

17/09 | Rolante

PIM e sua rede de apoio fazem a diferença na vida das famílias rolantenses

O objetivo é promover o desenvolvimento humano a partir do desenvolvimento integral na primeira infância, por meio de visitas domiciliares realizadas semanalmente às famílias, visando o fortalecimento de vínculo e suas competências para o educar e o brincar das crianças atendidas.

13/09 | Teutônia

Tenda da Cidadania reúne cerca de 14 famílias em Teutônia

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, promoveu, durante o mês de agosto, a segunda edição da “Tenda da Cidadania”. A ação contou com a participação de, aproximadamente, 14 famílias. Na ocasião, também estiveram presentes os serviços da Primeira Infância Melhor (PIM) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

 01/19 | Pelotas

Agosto Dourado encerra mas cuidados com os bebês seguem oferecidos o ano inteiro

Uma programação do mês dedicada à Campanha Nacional Agosto Dourado e à IX Semana Municipal do Bebê encerrada com as participações da nutricionista Larissa Amaral e da psicóloga Michele Branco, ambas vinculadas à Secretaria da Saúde da prefeitura, e da coordenadora do Banco de Alimentos do HU / FURG, Grace Santos. “A importância do aleitamento materno no desenvolvimento integral da criança” foi o tema central da Campanha Nacional.

30/08 | Rolante

Assistência Social de Rolante realiza curso de Patchwork em parceria com o Senar

A Secretaria de Assistência Social, Habitação e Participação Popular realizou o curso de Patchwork “Unindo Retalhos de Tecido”, em parceria com o Senar, de 23 a 26 de agosto, em turno integral, com a participação de 10 usuários dos Serviços de Proteção Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa Criança Feliz (PCF), seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.

28/09| Saberi

Semana da Gestante

O PIM de Seberi realizou a Semana da Gestante na semana dos dias 09 a 13 de agosto de 2021. Nessa semana foi realizado algumas atividades como: maquiagem, unha, cabelo, ensaio fotográfico, café, lembrancinhas, sorteio de kits com produtos para bebês e palestras com profissionais da saúde na qual foram abordados temas importantes sobre a gestação.

02/10 | São Sebastião do Cai

Jogos de Primavera

Em setembro, a equipe do PIM de São Sebastião do Caí realizou oficinas com o tema: Jogos de Primavera. Essas oficinas contaram com a confecção de vários jogos realizados pelas visitadoras, juntamente com atividades, que tem embasamento cientifico direcionado para o desenvolvimento físico e mental das crianças.

Quebra-cabeça

O quebra-cabeça representa um desafio que, se superado, gera grande satisfação na criança e aumenta sua autoestima. Sua criatividade também é amplamente estimulada quando ela precisa criar suas próprias estratégias para colocar cada peça no lugar certo.

Flor Sensorial

A flor sensorial foi feita com carinho para todas as crianças de 0 a 2 anos e, quando entregamos às famílias, as mesmas foram orientadas dos benefícios que a atividade proporciona para nossas crianças. A estimulação sensorial é importante porque é através dos sentidos que as crianças conhecem o mundo tal e qual como é, adquirem ferramentas que mais tarde ajudarão nas competências como: a preparação para a aprendizagem, escrita, matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, equilíbrio, memória, criatividade e interação social.

Cata-vento

Confecção de Cata-ventos para as crianças do PIM: brincar ao ar livre, pois consiste de um suporte composto por um cabo e uma hélice. Esta se movimenta por causa do deslocamento de ar.

As crianças podem se divertir ao segurarem o brinquedo e correrem de um lado para o outro, quando o vento estiver soprando, e também eles podem assoprar o brinquedo, fazendo com que o mesmo gire.

Essa atividade desenvolve a imaginação, além de fazer a criança perceber os fenômenos da natureza e verificar a mistura de cores, ocasionada pelo movimento do brinquedo. Às famílias foram orientadas da importância do brincar.

Participaram deste projeto Sandra Henz Vargas Coordenadora, Gilberto Borba Vargas Digitador e as visitadoras: Jodéli Paim Dutra, Luana Zuege da Silva e Marta da Rosa.

PIM Santa Bárbara do Sul completa 17 anos

Troca de experiências, vidas compartilhadas e desenvolvimento, são alguns dos propósitos que envolvem a trajetória do PIM, que celebrou hoje o 17º aniversário de implantação em Santa Bárbara do Sul.

As atividades do PIM acompanham o desenvolvimento infantil a partir do estímulo às diferentes dimensões. Cada visita é pensada individualmente e está ligada ao desenvolvimento motor, cognitivo, socioafetivo e comunicação e linguagem conforme a realidade de cada família. O grupo técnico municipal dá suporte e apoio às atividades, que possibilitam o trabalho em rede, com agilidade e responsabilidade e atenção prioritária às gestantes.

23/09 | Entre Rios do Sul

PIM Entre Rios do Sul completa 15 anos

O PIM de Entre Rios do Sul completou 15 anos  de atendimento às famílias no município. Evento do PIM em comemoração aos 15 anos do programa encantou população do município.

01/09 | Estrela

PIM Estrela completa 3 anos

Em 2017, Estrela, por meio do Governo Municipal, fazia sua adesão aos programas PIM/PCF, voltados a gestantes e crianças de zero a três anos de idade. Mas foi em julho de 2018 que as duas propostas, após a implementação administrativa, iniciaram suas atividades, com as primeiras visitas domiciliares e atendimentos. Três anos depois, os programas hoje ligados às secretarias municipais da Saúde e da Educação comemoram os números e os resultados obtidos.

Envie sua notícia

Para que a notícia do seu município apareça no próximo boletim, clique aqui para ler as instruções e enviar seu conteúdo.