Material: Papel adesivo transparente, tesoura, pedaço de papelão, fita adesiva, tigelas, colheres e diversos itens pequenos para colagem, como alpiste, sementes de girassol sem casca e areia.

Preparação (adulto): Recorte um retângulo grande de papel adesivo. Para fazer um cabo, bastante útil para segurar o retângulo, faça uma dobra de 8 cm em um dos lados menores do retângulo. Retire o papel, parando na dobra. Corte a parte solta. Essa área de 8 cm, para segurar, com o papel ainda grudado, facilita firmar o papel e movimentá-lo sem que grude nas mãos. Com fita adesiva, fixe os cantos do papel adesivo para cima, em um pedaço de papelão (mais ou menos do mesmo tamanho do pedaço de papel adesivo), para manusear e movimentar com facilidade. Coloque cada objeto de colagem em tigelas separadas e deixe-os ao alcance da criança.

Processo (criança): Sinta e explore os objetos antes de fazer a colagem. Quando estiver pronto, pegue os objetos pequenos com a ponta dos dedos ou use colheres para jogá-los na área adesiva do papel. Cubra completamente o lado adesivo do papel adesivo com objetos de colagem, não deixando nenhuma parte adesiva livre. Com fita adesiva, ponha a colagem na janela para pegar a luz do sol (isso tem que ser feito por um adulto).

Dicas: Faça uma coleção permanente de objetos para colagens em uma caixa de sapatos ou em um tubo plástico com tampa. Potes de margarina dão excelentes guardadores de barbantes. Faça um pequeno furo na tampa, coloque o rolo de barbante no pote e passe a ponta solta pelo furo. Coloque a tampa de volta, e o barbante irá desenrolar sem enredar. Tenha  sempre à mão uma pazinha de lixo e uma vassoura para que as crianças limpem o que elas mesmas derramarem. Elas adoram varrer! Para pegar objetos muito finos, umedeça as pontas dos dedos com uma esponja molhada e pressione o objeto contra o papel adesivo.

Variações: O primeiro mural: coloque uma folha grande de papel adesivo, já sem o papel de proteção, na parede, com o lado adesivo para fora, na altura da criança. Grude quaisquer objetos. Escolha coisas que possam ser retiradas e coladas novamente, tais como tampas de frascos e outros objetos que colem permanentemente, como figuras de revistas. A passarela grudenta: com fita crepe, fixe um rolo muito comprido de papel adesivo (lado adesivo para cima) ao piso, tire os sapatos e caminhe sobre a passarela (com ajuda de adultos). Uma rede para apertar: para crianças que preferem não ter os dedos grudentos, recorte um pedaço de borracha usada para forrar gavetas (do tipo de que se parece com uma rede de borracha, com furos bem abertos, usada para que as peças não escorreguem) e pregue-a na parede. Pressione os objetos leves, que deverão ficar grudados por algum tempo. Comece com retalhos de papel, fáceis de guardar, fáceis de desgrudar.