Colecao-Fazendo-Arte

Esta publicação vem consolidar uma importante iniciativa, especialmente  porque coloca em prática o objetivo do programa, que é orientar as famílias, a partir de sua cultura e de suas experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças por meio da ludicidade. A base metodológica está no reconhecimento da importância do brincar.

O brincar facilita o crescimento, o desenvolvimento afetivo e cognitivo, possibilita e conduz a relacionamentos grupais saudáveis. Estudos demonstram que, através de atividades lúdicas, a criança explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo de ensino aprendizagem e sua autoestima. O indivíduo criativo é um elemento importante para o funcionamento efetivo da sociedade, pois é ele quem faz descobertas, inventa e promove mudanças.

São nos primeiros anos de vida do ser humano que têm início os primórdios do processo imaginativo, da capacidade de viver criativa e construtivamente e da experiência cultural. Sendo assim, tudo que pudermos fazer por nossas crianças neste período significará uma importante herança, não somente na sua trajetória individual, mas também para seu entorno social e cultural.

Dessa forma, percebeu-se a importância e a necessidade de compor, junto com vários profissionais, uma coletânea que abrangesse as mais variadas manifestações culturais, de forma a instrumentalizar a família e mostrar, de modo significativo, a abrangência e relevância da ludicidade. Por constituir-se como equipe interdisciplinar, profissionais das áreas de educação, cultura, artes, saúde e serviço social uniram saberes e conhecimentos na construção deste material rico e criativo.

Na sua produção, além do trabalho de caráter interdisciplinar, ressalta-se o importante apoio institucional das Secretarias afins ao PIM, como Saúde, Educação, Justiça e Desenvolvimento Social e, em especial, da Secretaria da Cultura. Para compor esta coletânea, foi realizada vasta pesquisa de bibliografias importantes nesta área, a fim de construir uma obra com as mais diversas variações da cultura brasileira. Todo o conteúdo aqui compilado encontra-se referenciado nas bibliografias citadas ao final de cada volume.

A Coleção Fazendo Arte Livros Infantis – Atividades Lúdicas com o PIM irá trazer muitas brincadeiras, práticas e exercícios de interação para os pais ou cuidadores e suas crianças, sempre buscando fortalecer os vínculos familiares. Os livros contemplam múltiplas opções de atividades culturais direcionadas às crianças e suas famílias, objetivando o desenvolvimento de sua capacidade criativa, o bem estar físico, afetivo e emocional, além de suas habilidades artísticas dentro de um contexto cultural rico, em que recursos naturais poderão fazer parte de um novo cotidiano lúdico e criativo. Brinquedos e demais objetos sugeridos poderão ser confeccionados com materiais recicláveis, encontrados dentro da realidade das famílias, em especial daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A elaboração do material será realizada de forma lúdica, fazendo deste momento um diferencial que imprime, no objeto construído, o encantamento desta publicação.

Assim, esta coleção servirá como um excelente recurso sociocultural no desenvolvimento da primeira infância, objetivando oportunizar o contato dos leitores com o mundo da arte, facilitar o acesso a letras de músicas, cantigas e versos infantis, propiciar às crianças e suas famílias um contato mais direto com o universo das manifestações artístico-culturais, além de beneficiar a convivência familiar saudável e a leitura do mundo por meio da participação dos pais e filhos no desenvolvimento dos trabalhos propostos na coletânea. Estima-se que milhares de famílias tenham contato com este material, incentivando o interesse tanto da criança e de seus familiares, como de educadores, de gestores e da comunidade em geral.

O PIM orgulha-se do sucesso deste trabalho conjunto, que vem crescendo e amadurecendo ao longo dos anos e que beneficiará tantas famílias e crianças no Estado do Rio Grande do Sul. O despertar da atenção carinhosa e cuidadosa para a primeira infância garante uma mudança em direção a uma sociedade mais integrada, menos violenta e mais saudável. Se esta Coleção transmitir isso aos leitores, então terá atingido seus objetivos. Com imenso prazer apresentamos mais esta ferramenta para a sustentabilidade do Programa e de ações em prol da Primeira Infância.

Volume 01

O volume I aborda a criação de objetos como fantoches, máscaras e livros, oportunizando uma ligação entre crianças e famílias por meio do teatro e da expressão corporal.

Download

 

Volume 02

O volume II tem seu foco em artes plásticas, móbiles e dobraduras, incentivando, também, o desenvolvimento artístico das crianças – fator muito importante para o aprimoramento da motricidade e criatividade.

Download

Volume 03

O volume III apresenta às crianças e suas famílias opções criativas para confecção de brinquedos que irão valorizar a cultura, bem como a interatividade da criança com a arte.

Download

 

Volume 04

O volume IV traz música e poemas direcionados à primeira infância. A música tem o dom de encantar as crianças, sendo de grande importância não só como entretenimento, mas como auxílio no aprendizado da fala, no aprender a ouvir e na coordenação motora. A literatura contém a magia de criar um mundo de sonhos, propiciando o desenvolvimento da imaginação infantil.

Download

Volume 05

A primeira parte do fascículo apresenta os vencedores do Prêmio Salvador Celia 2011. Foram contemplados como vencedores, os representantes, um de cada Macrorregião de Saúde, que atingiram as melhores notas. A seguir, as brincadeiras dos classificados são organizadas por categorias de atividades.

Download

Central de Ludicidade

Na página inicial do PIM, temos a Central de Ludicidade, onde publicamos o conteúdo da Coleção Fazendo Arte e alimentamos com novas produções do PIM. Confira a Central de Ludicidade do PIM e prepare-se para muitas ideias de brincadeiras, práticas e exercícios de interação para os pais ou cuidadores e suas crianças.