Desenvolvimento emocional na Primeira Infância: pressupostos básicos para a aprendizagem
18 e 19 de Novembro de 2004
PUC – Salão de Atos – Prédio 4
Programação
DATA |
HORÁRIO |
TEMA |
PALESTRANTES |
PAÍS |
18 |
08:00 |
Credenciamento |
||
09:00 |
Solenidade de Abertura |
Governador, Secretários de Estado da Saúde, da Educação, do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, da Cultura; Primeira Dama do Estado, Prefeito de Porto Alegre, Representante da UNESCO no Brasil; Representante do UNICEF no Brasil; Representante da Fundação ORSA; Representante do CELEP; Presidente do CEDIPI; Presidente do CEDICA; Presidente do CES; Reitor da PUC. |
Brasil |
|
10:00 às 11:30 11:30 às 13:00 |
Conferência de AberturaTouchpoints: “Momentos decisivos para uma atuação preventiva no desenvolvimento infantil”.“Desenvolvimento emocional na Primeira Infância: pressupostos básicos para a aprendizagem”.Coordenação: Secretário Estadual da Saúde
Coordenação Secretaria Estadual da Saúde |
Dr. Thomas Berry Brazelton – Instituto Brazelton Dr. Joshua Sparrow – Instituto Brazelton |
Boston/EUA Boston/EUA |
|
14:30 às 16:30 |
Mesa Redonda: “Desenvolvimento Infantil – Eixo Integrador das Políticas Públicas para a Infância”. Coordenação: Escritório Antena da UNESCO/RS |
José Amar Amar – Universidade do Norte Vital Didonet – UNICEF Xu Ming – Instituto de Educação da Primeira Infância |
Barranquilla/Colombia Brasília/Brasil Beijing/China |
|
16:30 às 19:00 |
Painel:Experiências Estaduais, Nacionais e Internacionais :“Desenvolvimento Infantil – Eixo Integrador das Políticas Públicas para a Infância.”
Coordenação: Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social |
Osmar Gasparini Terra – Programa Primeira Infância Melhor-SES/RS Bitte Davidsson – Departamento de Assistência Social de Skarpnack Ana Clara Lima Bretos – Fundação Orsa Giovana Barboza de Souza – Fundação Orsa |
Porto Alegre/BrasilEstocolmo/Suécia
São Paulo/Brasil São Paulo/Brasil |
|
19 |
08:30 |
Conferência:“A Comunicação Social e o Desenvolvimento Infantil”.Coordenação: PUC |
Antônio Gois – Folha de São Paulo |
São Paulo/Brasil São Paulo/Brasil |
09:30 às 12:00
|
Mesa Redonda :
“A Comunicação Social e o Desenvolvimento Infantil”. Coordenação: Secretaria Estadual da Cultura |
Alceu Terra Nascimento – Fundação Maurício Sirotski Sobrinho Andréa Pinheiro – Rádio pela Infância Marcos Fuchs – Agência de Notícias pelos Direitos da Infância- ANDI |
Porto Alegre/Brasil Fortaleza/Brasil Brasília/Brasil |
|
14:30 às 15:30 |
Conferência Internacional: “Reflexão sobre os Fundamentos de um Modelo de Atenção para o Desenvolvimento Infantil”.
Coordenação: Secretaria Estadual da Educação |
Isabel Rios – CELEP |
Havana/CUBA |
|
15:30 às 17:30 |
Painel:
“Pesquisas e Estudos na Primeira Infância”. Coordenação: Divisão de Educação Infantil da Secretaria Estadual de Educação |
Quinto Borghi – Serviço para a Infância
Alessandra Schneider – UNESCO |
Torino/ItáliaPorto Alegre/Brasil |
Painelistas Internacionais
- Thomas Berry Brazelton (Boston/EUA)
Professor Clínico Emérito na Faculdade de Medicina de Harvard; professor de Psiquiatria e Desenvolvimento Humano na Brown University. Recebeu, em 1992, o título Honoris Causa da Universidade de Lisboa, em Portugal; fundador da Unidade de Desenvolvimento da Criança, centro de treinamento e pesquisa pediátrica no Hospital da Criança, de Boston, publicou mais de 200 artigos e capítulos científicos sobre o tema; é autor de mais de 38 livros sobre Pediatria e Desenvolvimento Infantil, traduzidos para 18 línguas; criador da Escala de Avaliação Comportamental Neonatal Behavioral(NBAS), conhecida como a Escala de Brazelton, utilizada internacionalmente como ferramenta de avaliação das respostas físicas, neurológicas e do bem-estar emocional dos recém-nascidos. Em 1989 foi indicado pelo Congresso Norte-americano para a Comissão Nacional para Crianças; preside o Instituto Brazelton que abrange seis Centros Brazelton espalhados pelo mundo, treinando profissionais para melhor orientar famílias com crianças. - Joshua Sparrow (Boston/EUA)
Pediatra, Professor Assistente de Psiquiatria Infantil na Faculdade de Medicina de Harvard. É Supervisor dos Serviços de Psiquiatria para Pacientes Externos do Hospital da Criança, de Boston; foi Professor-Adjunto de Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Marselha, na França. Co-autor de seis livros sobre Desenvolvimento Infantil; é Sócio-Diretor de Políticas Especiais e de Treinamento, do Brazelton Touchpoints Center, do Hospital da Criança, atuando em comunidades do Harlem e no programa “American Indian Early Head Start”. - Kerstin Birgitta Bitte Davidsson (Estocolmo/Suécia)
Graduada em Serviço Social com cursos de especialização em Comunicação Visual, Terapia de Família, Métodos Dialógicos, Desenvolvimento da Criança e do Jovem, Análise Social, entre outros; Diretora do Centro de Apoio ao Imigrante; Diretora do Centro de Custódia para Crianças, Adolescentes, Família e Adultos Vítimas de Abuso, na cidade de Estocolmo, Suécia. - Xu Ming (Beijing/China)
Professora, Mestre em Pedagogia pela Universidade de Beijing, desenvolve pesquisas em Desenvolvimento Infantil e Educação; atua na elaboração de currículos na Educação Pré-Escolar. Exerce suas funções no Ministério de Ciências Educacionais do Governo da China, no Departamento de Educação Infantil de Beijing. - Vital Didonet (Distrito Federal/Brasília/Brasil)
Licenciado em Pedagogia e Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição de Viamão, RS; mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; especialista em Planejamento Educacional e especialização em Educação e Saúde Pré‑escolar no Centro Internacional da Infância, Paris. É voluntário na Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar – OMEP. Membro do Conselho Consultivo da Fundação ABRINQ; coordena, edita e participa da elaboração do Guia para os Municípios sobre os Direitos da Criança de Zero a Seis Anos, para o UNICEF ; consultor da ANDI (Agência de Notícias pelos Direitos da Infância) para matérias publicadas sobre a Educação de crianças de 0 a 6 anos no Brasil e das experiências inovadoras do Prêmio Criança, entre outros. - José Amar Amar (Barranquilla/Colômbia)
Psicólogo da Universidade do Chile, Sociólogo da Universidade Autônoma, Mestre em Artes com Pós-Graduação em Psicologia Educativa pela Columbia Pacific University, na Califórnia/EUA; Mestre em Metodologia e Investigação Educativa pela Universidade do Norte; PhD em Psicologia Social pela Columbia Pacific University/EUA; autor de 19 livros sobre o tema Infância e 43 artigos científicos publicados em revistas especializadas; atualmente é Decano da Division de Humanidades y Ciências Sociales e Diretor do Centro de Investigações em Desenvolvimento Humano da Universidade do Norte de Barranquilla. - Quinto Borgui (Torino/Itália)
Pedagogo, diplomado pela Universidade de Bologna; Musicólogo, pela Escola de Aperfeiçoamento em Musicologia, de Bologna; Dirigente pedagógico do Serviço para a Infância, da Cidade de Torino/Itália; Operador Cultural da Comunidade de Soliera, em Modena; Coordenador Pedagógico de Ruolo, Comunidade de Corregio; tem publicações em revistas sobre o tema Infância, Educação Música, e outros. Desde 2002 exerce a Direção Pedagógica da Nido, Escola da infância e Laboratório Territorial para a Infância, da cidade de Torino, na Itália. - Isabel Ríos Leonard (Havana/Cuba)
Licenciada em Educação na especialidade de Pedagogia Psicologia pelo Instituto Superior Pedagógico “E. J. Varona”. Master em Educação Pré-Escolar; Docente Universitária Inicial e Pré-Escolar, Chefiou o Departamento Docente de Educación Preescolar da Universidade de Padagogia de Cuba. Sua experiência já foi utilizada em diversos cursos de pós-graduação em Cuba e em outros países latino-americanos, prestando assessoria à Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia e Brasil. É Assessora Técnica do Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Preescolar (CELEP), de Cuba.
Painelistas Nacionais
- Marcos Fuchs – ANDI – Agência de Notícias pelos Direitos da Infância (Brasilia/Brasil)
Diretor de Planejamento da Agência de Notícias pelos Direitos da Infância (ANDI), Organização Não-Governamental com sede em Brasília, cuja missão é dar suporte aos veículos de comunicação brasileiros em relação aos temas ligados à Criança e ao Adolescente; Pedagogo com especialização em Pedagogia Social na Alemanha, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; dirigiu a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar). - Ana Clara Bretos Lima (São Paulo/SP)
Coordenadora do Prêmio Qualidade na Educação Infantil, da Fundação Orsa, Docente dos Cursos de Formação para Profissionais de Educação Infantil junto às diversas prefeituras de São Paulo e Pará; Consultora do Ministério da Educação no Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado; Consultora Pedagógica, elaborou o Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Infantil da rede privada. - Giovana Barbosa de Souza – Exposição do município de Feliz, Guia de Políticas Públicas para Gestores em Educação Infantil (São Paulo/São Paulo)
Relações Públicas e Mestranda em Educação; coordena o Programa Mobilização para a Cidadania, que sistematiza e dissemina experiências exitosas da Fudanção Orsa. Também é responsavél pela mobilização e articulação de redes.
- Alessandra Schneider – Representante da UNESCO no Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS)
Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com especialização em Saúde Perinatal; em Educação e Desenvolvimento do Bebê pela Universidade de Brasília; aperfeiçoamento em “Diseño e Gestión de Políticas e Programas Sociales”, pelo Instituto Interamericano para el Desarrollo Social, Washington/DC e aperfeiçoamento em “Early Child Development and Interventions” pelo Institute of Child Health at Great Ormond Hospital NHS Trust de Londres/Inglaterra. É autora de inúmeros artigos sobre Desenvolvimento Emocional Infantil, programas e intervenções na Primeira Infância, entre outros temas publicados em cadernos especializados no Brasil e no exterior. É oficial de Projetos de Educação Infantil e Atenção Básica de Saúde da UNESCO; fundadora do Instituto Zero a Três em Porto Alegre/RS; foi comentarista e articulista em veículos de Comunicação Social no Rio Grande do Sul sobre Desenvolvimento Infantil. - Andrea Pinheiro Paiva Cavalcanti (Fortaleza/Ceará)
Jornalista, Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza; Mestranda em Educação na Universidade Federal do Ceará; é integrante da equipe do Projeto Rádio pela Infância, do Unicef. - Antônio Gois (Rio de Janeiro/Brasil)
Jornalista da Folha de São Paulo, especializado em Educação, foi editor do Caderno de Educação “DIA”; integra a Rede de Jornalistas Amigos da Criança, da Fundação Abrinq.
Participantes da mesa de Abertura
- Marie Pierre Poirier – Representante do Unicef no Brasil
- Alessandra Schneider – Representante da Unesco no Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS)
- Terezinha Mauro – Coordenadora de Relações Institucionais da Fundação Orsa (São Paulo/SP)
- José Aparecido Montagnana – Fundação Orsa – Presidente da Fundação (Santana de Parnaíba/SP)
- Alceu Terra Nascimento – Fundação Maurício Sirotski Sobrinho (Porto Alegre/RS)
Diretor-Presidente da Fundação Maurício Sirotski Sobrinho e Presidente do Comitê Estadual para o Desenvolvimento Infantil da Primeira Infância (CEDIPI).
Painelistas nacionais
- Vera Melis (São Paulo/SP)
Mestre em Educação Infantil pela Universidade de Houston, Doutora em Administração, Pesquisadora da Infância, Especialista em Formação de Professores e Gestão Pedagógica. Professora de Mestrado em Educação e Administração; Consultora Educacional para setores governamentais e não governamentais; Diretora educacional do Instituto ARYRAN e Representante Nacional do World Forum Foundation; membro do Comitê Internacional do World Forum on Care and Early Education.
Apresentações
- O Modelo do Desenvolvimento – Thomas Berry Brazelton – EUA
- Desenvolvimento Infantil – Eixo Integrador das Políticas Públicas Para a Infância – José Amar Amar – Colômbia
- Desenvolvimento Infantil – Eixo Integrador das Políticas Públicas – Vital Didonet – Brasil
- Fundamentos do PIM – Osmar Gasparini Terra – Brasil
- Programas Sociais Para a Infância – Ana Clara Lima Bretos – Brasil
- Fundação ORSA – Kit Prefeitura: Criança e Vida – Giovana Barboza de Souza – Brasil
- A Comunicação Social e o Desenvolvimento Infantil – Antônio Gois – Brasil
- Campanha “O Amor é a Melhor Herança” – Alceu Terra Nascimento – Brasil
- O Rádio e o Desenvolvimento Infantil – Andréa Pinheiro – Brasil
- Desenvolvimento Infantil – Uma Pauta Que Pode Mudar o Futuro – Marcos Fuchs – Brasil
- Reflexão sobre os fundamentos de um Modelo de Atenção Para o Desenvolvimento Infantil – Isabel Rios – Cuba
- Pesquisas e Estudos na Primeira Infância – Battista Quinto Borgui – Itália
- Pesquisas e Estudos na Primeira Infância – Alessandra Schneider – Brasil