II-Seminario

Desenvolvimento emocional na Primeira Infância: pressupostos básicos para a aprendizagem
18 e 19 de Novembro de 2004
PUC – Salão de Atos – Prédio 4

Programação

DATA

HORÁRIO

TEMA

PALESTRANTES

PAÍS

18

08:00

Credenciamento

09:00

Solenidade de Abertura

Governador, Secretários de Estado da Saúde, da Educação, do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, da Cultura; Primeira Dama do Estado, Prefeito de Porto Alegre, Representante da UNESCO no Brasil; Representante do UNICEF no Brasil; Representante da Fundação ORSA; Representante do CELEP; Presidente do CEDIPI; Presidente do CEDICA; Presidente do CES; Reitor da PUC.

Brasil

10:00 às 11:30

11:30 às 13:00

Conferência de AberturaTouchpoints:Momentos decisivos para uma atuação preventiva no desenvolvimento infantil”.“Desenvolvimento emocional na Primeira Infância: pressupostos básicos para a aprendizagem”.Coordenação: Secretário Estadual da Saúde

Coordenação Secretaria Estadual da Saúde

Dr. Thomas Berry Brazelton – Instituto Brazelton

Dr. Joshua Sparrow – Instituto Brazelton

Boston/EUA

Boston/EUA

14:30 às 16:30

Mesa Redonda: “Desenvolvimento Infantil – Eixo Integrador das Políticas Públicas para a Infância”.

Coordenação: Escritório Antena da UNESCO/RS

José Amar Amar – Universidade do Norte

Vital Didonet – UNICEF

Xu Ming – Instituto de Educação da Primeira Infância

Barranquilla/Colombia

Brasília/Brasil

Beijing/China

16:30 às 19:00

Painel:Experiências  Estaduais, Nacionais  e Internacionais :“Desenvolvimento Infantil –  Eixo Integrador das Políticas Públicas para a Infância.”

Coordenação: Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social

Osmar Gasparini Terra – Programa Primeira Infância Melhor-SES/RS

Bitte Davidsson –  Departamento de Assistência Social de Skarpnack

Ana Clara Lima Bretos – Fundação Orsa

Giovana Barboza de Souza –  Fundação Orsa

Porto Alegre/BrasilEstocolmo/Suécia

São Paulo/Brasil

São Paulo/Brasil

19

08:30

Conferência:“A Comunicação Social e o Desenvolvimento Infantil”.Coordenação: PUC

Antônio Gois – Folha de São Paulo

São Paulo/Brasil

São Paulo/Brasil

09:30 às 12:00

Mesa Redonda :

“A Comunicação Social e o Desenvolvimento Infantil”.

Coordenação: Secretaria Estadual da Cultura

Alceu Terra Nascimento – Fundação Maurício Sirotski Sobrinho

Andréa Pinheiro – Rádio pela Infância

Marcos Fuchs – Agência de Notícias pelos Direitos da  Infância- ANDI

Porto Alegre/Brasil

Fortaleza/Brasil

Brasília/Brasil

14:30 às 15:30

Conferência Internacional: “Reflexão sobre os Fundamentos de um Modelo de Atenção para o Desenvolvimento Infantil”.

Coordenação: Secretaria Estadual da Educação

Isabel Rios  – CELEP

Havana/CUBA

15:30 às 17:30

Painel:

“Pesquisas e Estudos na Primeira Infância”.

Coordenação: Divisão de Educação Infantil da Secretaria Estadual de Educação

Quinto Borghi – Serviço  para a Infância

Alessandra Schneider – UNESCO

Torino/ItáliaPorto Alegre/Brasil

Painelistas Internacionais

  • Thomas Berry Brazelton (Boston/EUA)
    Professor  Clínico Emérito na Faculdade de Medicina de Harvard; professor de Psiquiatria e Desenvolvimento Humano na Brown University. Recebeu, em 1992, o título Honoris Causa da Universidade de Lisboa, em Portugal; fundador da Unidade de Desenvolvimento da Criança, centro de treinamento e pesquisa pediátrica no Hospital da Criança, de Boston, publicou mais de 200 artigos e capítulos científicos sobre o tema; é autor de mais de 38 livros sobre Pediatria e Desenvolvimento Infantil, traduzidos para 18 línguas; criador da Escala de Avaliação Comportamental Neonatal Behavioral(NBAS), conhecida como a Escala de Brazelton, utilizada internacionalmente como ferramenta de avaliação das respostas físicas, neurológicas e do bem-estar emocional  dos recém-nascidos. Em 1989 foi indicado pelo Congresso Norte-americano para a Comissão Nacional para Crianças; preside o Instituto Brazelton que abrange seis Centros Brazelton espalhados pelo mundo, treinando profissionais para melhor orientar famílias com crianças.
  • Joshua Sparrow (Boston/EUA)
    Pediatra, Professor Assistente de Psiquiatria Infantil na Faculdade de Medicina de Harvard. É Supervisor dos Serviços de Psiquiatria para Pacientes Externos do Hospital da Criança, de Boston; foi Professor-Adjunto de Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Marselha, na França. Co-autor de seis livros sobre Desenvolvimento Infantil;  é Sócio-Diretor de Políticas Especiais e de  Treinamento, do Brazelton Touchpoints Center, do Hospital da Criança, atuando em comunidades do Harlem e no programa “American Indian Early Head Start”.
  • Kerstin Birgitta Bitte Davidsson (Estocolmo/Suécia)
    Graduada em Serviço Social com cursos de especialização em Comunicação Visual, Terapia de Família, Métodos Dialógicos, Desenvolvimento da Criança e do Jovem, Análise Social, entre outros;  Diretora do  Centro de Apoio ao Imigrante; Diretora do Centro de Custódia para Crianças, Adolescentes, Família e Adultos  Vítimas de Abuso, na cidade de Estocolmo, Suécia.
  • Xu Ming (Beijing/China)
    Professora, Mestre em Pedagogia pela Universidade de Beijing,  desenvolve pesquisas em Desenvolvimento Infantil e Educação; atua na elaboração de currículos na Educação Pré-Escolar. Exerce suas funções no Ministério de Ciências Educacionais do Governo da China, no Departamento  de Educação Infantil de Beijing.
  • Vital Didonet (Distrito Federal/Brasília/Brasil)
    Licenciado em Pedagogia e Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição de Viamão, RS; mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; especialista em Planejamento Educacional e especialização em Educação e Saúde Pré‑escolar no Centro Internacional da Infância, Paris. É voluntário na Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar – OMEP. Membro do Conselho Consultivo da Fundação ABRINQ; coordena, edita e participa da elaboração do Guia para os Municípios sobre os Direitos da Criança de Zero a Seis Anos, para o UNICEF ; consultor  da ANDI (Agência de Notícias pelos Direitos da Infância) para matérias publicadas sobre a Educação de crianças de 0 a 6 anos no Brasil e das experiências inovadoras do Prêmio Criança, entre outros.
  • José Amar Amar (Barranquilla/Colômbia)
    Psicólogo da Universidade do Chile, Sociólogo da Universidade  Autônoma, Mestre em Artes com Pós-Graduação em Psicologia Educativa pela Columbia Pacific University, na Califórnia/EUA; Mestre em Metodologia e Investigação Educativa pela Universidade do Norte; PhD em Psicologia Social pela Columbia Pacific University/EUA; autor de 19 livros sobre o tema Infância e 43 artigos científicos publicados em revistas especializadas; atualmente  é Decano  da Division de Humanidades y Ciências Sociales e Diretor do Centro de Investigações em Desenvolvimento Humano da Universidade do Norte de Barranquilla.
  • Quinto Borgui (Torino/Itália)
    Pedagogo, diplomado pela Universidade de Bologna; Musicólogo, pela Escola  de Aperfeiçoamento em Musicologia, de Bologna; Dirigente pedagógico do Serviço para a Infância, da Cidade de Torino/Itália; Operador Cultural da Comunidade de Soliera, em Modena; Coordenador Pedagógico de Ruolo, Comunidade de Corregio; tem publicações em revistas  sobre o tema Infância, Educação Música, e outros.  Desde 2002 exerce a Direção Pedagógica da Nido, Escola da infância e Laboratório  Territorial  para a Infância, da cidade de Torino, na Itália.
  • Isabel Ríos Leonard (Havana/Cuba)
    Licenciada em Educação na especialidade de Pedagogia Psicologia pelo Instituto Superior Pedagógico “E. J. Varona”. Master em Educação Pré-Escolar; Docente Universitária Inicial e Pré-Escolar, Chefiou o Departamento Docente de Educación Preescolar da Universidade de Padagogia de Cuba. Sua experiência já foi utilizada em diversos cursos de pós-graduação em Cuba e em outros países latino-americanos, prestando assessoria à Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia e Brasil. É Assessora Técnica do Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Preescolar (CELEP), de Cuba.

Painelistas Nacionais

  • Marcos Fuchs – ANDI – Agência de Notícias pelos Direitos da Infância (Brasilia/Brasil)
    Diretor de Planejamento da Agência de Notícias pelos Direitos da Infância (ANDI), Organização Não-Governamental  com sede  em Brasília, cuja missão é dar suporte aos veículos de comunicação brasileiros em relação aos temas ligados à Criança e ao Adolescente; Pedagogo com especialização em Pedagogia Social na Alemanha, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; dirigiu a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar).
  • Ana Clara Bretos Lima (São Paulo/SP)
    Coordenadora do Prêmio Qualidade na Educação Infantil, da Fundação Orsa, Docente dos Cursos de Formação para Profissionais de Educação Infantil junto às diversas prefeituras de São Paulo e Pará; Consultora do Ministério da Educação no Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado; Consultora Pedagógica, elaborou o Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Infantil da rede privada.
  • Giovana Barbosa de Souza – Exposição do município de Feliz, Guia de Políticas Públicas para Gestores em Educação Infantil (São Paulo/São Paulo)
    Relações Públicas  e   Mestranda em Educação; coordena o Programa  Mobilização para a Cidadania, que sistematiza e dissemina experiências exitosas da Fudanção Orsa. Também é responsavél pela mobilização e articulação de redes.
  • Alessandra Schneider – Representante da UNESCO no Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS)
    Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com  especialização em Saúde Perinatal; em  Educação e Desenvolvimento do Bebê pela Universidade de Brasília; aperfeiçoamento em “Diseño e Gestión de Políticas e Programas Sociales”, pelo Instituto Interamericano para el Desarrollo Social, Washington/DC e aperfeiçoamento em “Early Child Development and Interventions” pelo Institute of Child Health at Great Ormond Hospital NHS Trust de Londres/Inglaterra. É autora de inúmeros artigos sobre Desenvolvimento Emocional Infantil, programas e intervenções na Primeira Infância, entre outros temas publicados em cadernos especializados no Brasil e no exterior. É oficial de Projetos de Educação Infantil e Atenção Básica de Saúde da UNESCO; fundadora do Instituto Zero a Três em Porto Alegre/RS;  foi comentarista e articulista em veículos de Comunicação Social no Rio Grande  do Sul sobre Desenvolvimento Infantil.
  • Andrea Pinheiro Paiva Cavalcanti (Fortaleza/Ceará)
    Jornalista, Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza;  Mestranda em Educação na Universidade Federal do Ceará; é integrante da equipe do Projeto Rádio pela Infância, do Unicef.
  • Antônio Gois (Rio de Janeiro/Brasil)
    Jornalista  da Folha de São Paulo, especializado em Educação, foi editor do Caderno de Educação “DIA”; integra a Rede de Jornalistas Amigos da Criança, da Fundação Abrinq.

Participantes da mesa de Abertura

  • Marie Pierre Poirier – Representante do Unicef no Brasil
  • Alessandra Schneider – Representante da Unesco no Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS)
  • Terezinha Mauro – Coordenadora de Relações Institucionais da Fundação Orsa (São Paulo/SP)
  • José Aparecido Montagnana – Fundação Orsa –  Presidente da Fundação (Santana de Parnaíba/SP)
  • Alceu Terra Nascimento – Fundação Maurício Sirotski Sobrinho (Porto Alegre/RS)
    Diretor-Presidente da Fundação Maurício Sirotski Sobrinho e Presidente do Comitê Estadual para o Desenvolvimento Infantil da Primeira Infância (CEDIPI).

Painelistas nacionais

  • Vera Melis (São Paulo/SP)
    Mestre em  Educação Infantil pela Universidade de Houston, Doutora em Administração,  Pesquisadora da Infância, Especialista em Formação de Professores e Gestão Pedagógica. Professora de Mestrado em Educação e Administração; Consultora Educacional para setores governamentais e não governamentais; Diretora educacional do Instituto ARYRAN e Representante Nacional do World Forum Foundation; membro do Comitê  Internacional do World Forum on Care and Early Education.

Apresentações

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