PIM-CF

O presente documento, tem como objetivo reunir informações sobre os Programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor (PIM) para subsidiar gestores e equipes municipais do Estado do Rio Grande do Sul.

O PIM desde a assinatura do Marco Legal da Primeira Infância vêm sendo citado como Modelo de Programa de Visitação Domiciliar com enfoque em Desenvolvimento Integral da Primeira Infância no país, sendo a principal inspiração para o Programa Nacional Criança Feliz.

O Programa Criança Feliz vem ampliar e qualificar as ações do PIM com incentivos financeiros e materiais de apoio para as equipes. A escolha de um público prioritário através de critérios de vulnerabilidade específicos (Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada) amplia benefícios para estas crianças. A proposta do Programa  Criança Feliz vem somar esforços e fortalecer as equipes já existentes nos territórios, não se propondo a modificá-las visto que a gestão das equipes pertence aos territórios. Portanto, a articulação entre os programas PIM e o Programa Criança Feliz no Estado resultará na ampliação e fortalecimento da rede de serviços e do número de famílias atendidas, promovendo o desenvolvimento integral da primeira infância em todo Estado do Rio Grande do Sul.

Clique aqui para fazer o download do documento completo.