PIM lança formação introdutória em versão autoinstrucional

20/11/2022

Já está liberada a Formação Introdutória do Primeira Infância Melhor em sua versão autoinstrucional, disponível no e-PIM, plataforma Moodle do programa. A formação é voltada à visitadores e integrantes das equipes municipais em municípios que já possuem o PIM, além de demais pessoas que possam se interessar.

Considerando a importância de se proporcionar um ambiente seguro e saudável para o crescimento e desenvolvimento da criança, o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) busca, por meio de suas ações, apoiar as famílias e comunidades para o cuidado, educação e proteção.

O PIM é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, através da vigilância e promoção do desenvolvimento infantil, do fortalecimento da interação parental positiva e da articulação em redes. É uma estratégia para qualificação e fortalecimento da atenção à primeira infância na Atenção Primária à Saúde, contribui para a efetivação das diretrizes do Marco Legal da Primeira Infância, da Rede Cegonha, das Políticas Nacionais de Atenção Integral à Saúde da Criança e de Atenção Integral à Saúde da Mulher e do Programa Criança Feliz entre outras políticas sociais (Anexo IV- Portaria nº 635/2021).

A formação oportuniza conhecimentos sobre primeira infância e políticas públicas voltadas a esse momento da vida, além de conhecimentos sobre a estrutura, funcionamento e metodologia do PIM.

Essa é uma formação autoinstrucional, com carga horária de 24 horas, contando com diferentes recursos para aprendizagem como textos, vídeos, podcasts e infográficos.

Instruções para acesso:

Basta fazer o seu cadastro na plataforma moodle e buscar a formação na tela de início. Para fazer o seu cadastro você deve acessar o endereço https://www.pim.saude.rs.gov.br/ead/ e clicar na parte superior direita, no botão vermelho de Login/Entrar.

Na página de login, caso você já tenha um nome de usuário e senha, deve preencher estes campos com as suas informações. No caso do primeiro acesso, clique em Criar uma conta, na parte de baixo da página, logo abaixo da frase “Esta é a sua primeira vez aqui?”.

Ao clicar, você será direcionado à página de criação de uma nova conta de usuário, e deve preencher os campos com as suas informações, inclusive criando um nome de usuário e senha. Lembre-se de anotar esses dados para acessos futuros.

Após a realização do autocadastro, você receberá um e-mail de confirmação, que será enviado para o endereço de e-mail informado por você. Acesse o e-mail e clique no link enviado para validar o seu cadastro. Após, retorne à página de login e informe o seu usuário e senha para acessar o moodle.

No ambiente virtual de aprendizagem, você deve clicar em Início, no canto superior esquerdo, para visualizar os cursos existentes. Localize a Formação Continuada e clique para acessá-la.

Formação Introdutória do Primeira Infância Melhor

Objetivo: Oportunizar aos(às)integrantes das equipes municipais do Primeira Infância Melhor (PIM) conhecimentos importantes para o início de suas atividades no Programa.

Público: equipes de municípios que já possuem o PIM implementado e outras pessoas interessadas na temática.

Metodologia: autoinstrucional

Período de Inscrições: a qualquer momento

Local de acesso: e-PIM