14292414_10154571842394181_320660759358634692_n

A supervisora de Pesquisas e Parcerias Externas do PIM, Giuliana Chiappin, foi convidada para representar o Primeira Infância Melhor (PIM) no evento ‘Qualidade nos Serviços de Desenvolvimento da Primeira Infância – Diálogo Regional de Política da Rede de Proteção social e Saúde”, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington D.C, nos Estados Unidos.

O evento, que aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, contou com a participação de um grupo restrito de autoridades que atuam com a primeira infância em diversos países das Américas. Estavam presentes 25 convidados externos e 27 profissionais do BID.

Os países representados foram Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Trindade e Tobago. Representando o Brasil, estavam os programas Primeira Infância Melhor e Cresça com Seu Filho, de Fortaleza (CE). Estavam presentes ainda o vice-presidente de setores do BID, Santiago Levy, o gerente geral do Setor Social, Hector Salazar, e o chefe da Divisão de Proteção Social e Saúde, Ferdinando Regalia, enfatizando ainda mais a valorização do BID aos projetos ali representados e a importância do investimento na primeira infância.

O evento, que teve como palestrantes os especialistas Pedro Delgado e Norbert Schady e um intenso trabalho de reflexão em grupos, possibilitou diálogo interativo como o objetivo de gerar maior reflexão sobre a qualidade dos serviços oferecidos em cada projeto e cada país. Houve ainda visitação a uma escola de educação infantil para crianças em situação de extrema vulnerabilidade de Washington que tem como prioridade o fortalecimento dos vínculos seguros nos primeiros anos.

Ao final do primeiro dia, durante o coquetel, foi possível apresentar os programas, atraindo atenção de muitos participantes para os materiais do PIM. O convite à participação do Primeira Infância Melhor, totalmente custeada pelo BID, reforça o reconhecimento do programa no cenário latino americano e caribenho.

“Participar de um espaço como estes, com representantes de programas tão consistentes em toda América Latina e Caribe, poder ouvir os mais respeitados pesquisadores na área da primeira infância, discutir com professores de Harvard e técnicos do BID que atendem os mais diversos países é uma excelente oportunidade para refletir sobre os processos do PIM, pensar em inovação e no constante aprimoramento visando a qualidade dos serviços oferecidos às famílias, gestantes e crianças beneficiadas”, ressaltou Chiappin.

A supervisora ainda destacou a participação do PIM, “espaços como este reforçam a certeza de que estamos no caminho certo, possuímos uma metodologia inovadora e consistente e nos destacamos no cenário americano. Foi gratificante ver o interesse dos participantes nos materiais do PIM e o desejo de conhecer melhor”.

Mais informações na página oficial do evento.