unl-brasil

A Universidade de Nebraska-Lincoln (UNL) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) promoveram, no dias 18 e 19 em São Paulo (SP), a reunião ‘Melhorando a vida das Crianças: Uma Parceria Colaborativa entre a UNL e Brasil em Pesquisa e Prática de Educação Infantil/Primeira Infância’.

O objetivo dos dois dias de reunião é juntar pesquisadores, formuladores de políticas e profissionais da Universidade de Nebraska-Lincoln e do Brasil para melhorar a vida das crianças através da colaboração em pesquisa interdisciplinar e global, bem como compartilhar práticas baseadas em evidências que promovam o desenvolvimento e funcionamento intelectual, comportamental, físico e socioemocional infantil.

A reunião proporcionou oportunidades de interações face a face, diálogo construtivo e planejamento para os projetos de pesquisa colaborativa. O encontro deve servir de ponto de partida para o estabelecimento de parcerias de longo prazo através de planos e ações desenvolvidos por equipes colaborativas que especifiquem direcionamentos e necessidades conceituais, processuais e metodológicos. Na ocasião também foram debatidas as necessidades e prioridades em Primeira Infância nos Estados Unidos e Brasil, educação infantil, métodos de avaliação e potenciais oportunidades de financiamento.

O Primeira Infância Melhor (PIM) foi convidado pela UNL para participação do fórum e foi representado pela psicóloga e componente do Grupo Técnico Estadual (GTE), Giuliana Chiapin. O PIM mantém contato com a equipe da UNL desde 2015 e apresenta forte potencial de parceria para pesquisa de avaliação de impacto do programa.

O evento contou ainda com a participação de Eduardo Queiroz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV); Susan Sheridan, diretora do Centro de Pesquisa em Infância, Juventude, Famílias e Escolas de Nebraska e professora da Universidade de Nebraska-Lincoln; Ricardo Paes de Barros, professor da Insper; Eduardo Marino, gestor de projetos da FMCSV; entre outros.

IMG-20160519-WA0010

Fonte: UNL