Secretaria da Saúde publica guia prático de vacinação para gestores municipais

Um guia de vacinação para gestores municipais foi publicado e divulgado pela Secretaria da Saúde (SES) nesta quarta-feira (31/3). O documento é voltado, principalmente, aos novos prefeitos e secretários de saúde que assumiram em 2021, e traz orientações para a aplicação das doses nos municípios.

Entre as informações, estão respostas para dúvidas frequentes, como quais profissionais podem aplicar as vacinas, quais equipamentos de proteção individual (EPIs) devem ser usados durante a aplicação, a importância do registro no sistema informatizado do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI), como registrar possíveis eventos adversos relacionados à vacina e sugestões de estratégias para alcançar o maior número de pessoas dos grupos prioritários.

Entre as sugestões, visando a agilidade do andamento da campanha, estão estender os horários de atendimento das casas de vacinas e postos de saúde, abrir em feriados e finais de semana, uso das redes sociais, fazer uso do conhecimento de agentes comunitários de saúde e visitadores do Primeira Infância Melhor para identificar a população que ainda precisa ser vacinada, entre outras.

Acesse aqui o guia completo.

Fonte: Secretaria Da Saúde