SES e Sogirgs disponibilizam material sobre práticas seguras de parto

27/04/2022

Nesta quarta-feira (20/04), ocorreu no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, o seminário “Estratégias para Ampliação das Taxas de Parto Normal no RS com Segurança: uma parceira Sogirgs e Secretaria Estadual de Saúde/RS. O evento foi presencial com transmissão ao vivo.

Na oportunidade, foi lançado o projeto “Parto Seguro Sogirgs” sob o slogan “Mamãe + Bebê Saudáveis = Família Feliz”. O projeto é uma parceria entre a Sogirgs e a Secretaria Estadual da Saúde. Diversos hospitais gaúchos serão convidados a se engajar na campanha, que tem por objetivo sensibilizar e informar a população sobre a prática segura do parto e o quanto a ciência agregou conhecimento para torná-lo mais eficiente e humanizado.

Na ocasião, foi entregue aos representantes dos hospitais presentes, um kit com vídeos de animação em oito capítulos para levar informação com embasamento científico a famílias que têm dúvidas sobre o parto. O objetivo é sensibilizar e informar a população sobre a prática segura do parto e o quanto a ciência agregou conhecimento para torná-lo mais eficiente e humanizado. Os vídeos tratam, de forma lúdica e objetiva, de temas como procedimentos obstétricos, posições do parto, manejo da dor, episiotomia, uso de fórceps, plano de parto e local adequado para o nascimento da criança.

A série está disponível para utilização das equipes do Primeira Infância Melhor (PIM) junto às famílias acompanhadas no canal do YouTube da Sogirgs.

Confira a série abaixo.