Transmissão ao vivo

Programação

07/11

XVI Seminário da Primeira Infância

Local: Casa da Música da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1501, Porto Alegre)
Acesso pela rampa da Secretaria Estadual da Educação

9h

Solenidade de Abertura

10h

XII Prêmio Salvador Celia

Solenidade de Premiação

O Prêmio Salvador Celia visa promover a integração das Políticas de Atenção Primária à Saúde e reconhecer publicamente as práticas de visitadores(as) do PIM, do PIM/Programa Criança Feliz (PCF) e agentes comunitários(as) de saúde. A 12ª edição do Prêmio Salvador Celia tem como tema “Ações presenciais pela primeira infância no território” na modalidade Relato de Experiência.

11h

Palestra Magna

O que você mudaria em sua cidade se a experimentasse a partir de uma perspectiva de 95cm?

Mediação: Cida Freire (Rede Nacional Primeira Infância – RNPI)
Claudia Vidigal (Urban95 e Parent Plus – Fundação Bernard Van Leer)

12h

Intervalo para almoço

13h30

Espetáculo Cultural

Coral Carlos Bina/Gravataí

14h

Palestra

A importância do bairro para um desenvolvimento integral na primeira infância: evidências nacionais e internacionais

Mediação: Simone Romanenco (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDICA RS)
Camila Soares (Núcleo Ciência Pela Infância – NCPI – FGV EESP Clear)

14h40

Mesa

Resultados da Avaliação Longitudinal do PIM

Mediação: Karine Bernardes (Primeira Infância Melhor – PIM)
Gabriel Weber Costa (FGV)
Marina Fragata Chicaro (FMCSV)

15h20

Mesa

O cenário da primeira infância no Rio Grande do Sul e os avanços conquistados pelo Primeira Infância Melhor

Carolina Drügg (Primeira Infância Melhor – PIM)
Marília Bianchini (Primeira Infância Melhor – PIM)

16h

Mesa

A construção do Plano Estadual pela Primeira Infância

Mediação: Ivania Ghesti (Conselho Nacional de Justiça)
Carolina Drügg (Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância – CEIPI RS)
Mariele Diotti (Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância – CEIPI RS)

17h

Encerramento

Convidados

Claudia Vidigal

Psicóloga e mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Trabalha promovendo e defendendo os direitos de crianças e adolescentes há mais de 20 anos. Participa de conselhos de organizações da sociedade civil como Plan International e Instituto Fazendo História, do qual é também fundadora. Atualmente, é representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, de onde lidera a rede Urban95 de cidades.

Gabriel Costa

Graduado em economia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestre e doutor em economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Pesquisador do FGV EESP Clear desde 2017, possui experiência em metodologias de monitoramento e avaliação de políticas públicas, com ênfase no desenho e execução de avaliações de impacto nas áreas de primeira infância e educação. Também já atuou como consultor do Banco Mundial.

Marina Chicaro

Advogada graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Máster em Gestão de Entidades de Cooperação para o Desenvolvimento e Intervenção Social pela Universidade de Oviedo, Espanha. Atuou nos diferentes setores (privado, público e terceiro setor) e prestou assessoria e consultoria para órgãos e instituições como Ministério do Desenvolvimento Social (PNUD e Unesco) e Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Seu foco de atuação está orientado para ampliar, qualificar e alavancar impacto positivo das políticas públicas predominantemente nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Primeira infância. Tem ampla experiência no planejamento, articulação, implementação, avaliação, gestão de iniciativas de alta complexidade. Integra o time da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal desde de 2014, sendo atualmente diretora de conhecimento aplicado.

Camila Soares

Pesquisadora do FGV EESP Clear, responsável por coordenar e apoiar Assessorias de Avaliação e avaliações de impacto de políticas públicas e programas sociais. Economista, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), Camila é doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). Foi analista de pesquisa na Catédra Instituto Ayrton Senna no Insper e tem larga experiência com avaliação de políticas públicas.

Ivânia Ghesti

Analista Judiciária na Secretaria Especial de Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça. Doutora e Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Especialista em Justiça da Infância e Juventude pela Universidade de Gênova. Líder Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard. Contribuiu para a Lei 12.010/2009 e atuou como assessora da Frente Parlamentar da Primeira Infância na construção e aprovação do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016). Atua junto à coordenação do Pacto Nacional pela Primeira Infância e da criação e implementação da Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância.

Cida Freire

Coordenadora da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI); mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Assessora e consultora da educação infantil, integrante do conselho gestor do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco (FEIPE), articulado ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Integrante do conselho gestor da Rede Primeira Infância de Pernambuco (REPI), articulada à Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI). Professora convidada da Faculdade Francinete do Recife (FAFIRE) no programa de pós-graduação de gestão educacional.

Karine Bernardes

Mestre em Educação (PUC RS), Pós-Graduada em Gestão Escolar, Gestão em Saúde e Gestão Empresarial e Licenciada em Pedagogia. Docente de ensino superior e prestadora de serviços para a Organização Pan-Americana de Saúde. Coordenadora de pesquisas do programa Primeira Infância Melhor.

Simone Romanenco

Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDICA), representante da sociedade civil pela Sociedade Educação e Caridade (SEC – Rede ICM de Educação e Assistência Social), graduada em Serviço Social (UNISINOS), pós-graduada em Administração Hospitalar (IAHCS/PUCRS), pós-graduada em Projetos Sociais e Culturais: Coordenação e Avaliação (UFRGS) e mestranda em Políticas Sociais e Serviço Social (UFRGS).

Carolina Drügg

Servidora pública, coordenadora do programa Primeira Infância Melhor (PIM) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Pedagoga (PUCRS), mestre em Educação (PUCRS), especialista em Saúde Pública (ESPRS/FIOCRUZ), em Psicopedagogia (Universidade Castelo Branco) e em Políticas Públicas e Projetos Sociais e Culturais (UFRGS). Participou do Programa de Gestão de Políticas e Programas de Desenvolvimento Infantil (BID-INDES) e do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (NCPI/Harvard).

Marília Bianchini

Servidora pública, coordenadora adjunta do programa Primeira Infância Melhor (PIM) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, especialista em Saúde Mental e Gestão Pública de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Tecnologias para o SUS pelo Grupo Hospitalar Conceição. Multiplicadora e membro do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz no RS.

Mariele Diotti

Analista Assistente Social. Coordenadora de Políticas para Criança e o Adolescente do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania/ SICDHAS. Presidenta do CEDICA/RS, membro da Coordenação do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância. Mestre em Política Social e Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Seminário

Prepare-se!

 

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

Inscrições

Inscrições

II Oficina de Participação Infantil

Na quinta-feira, 03/11, o Primeira Infância Melhor (PIM) promoveu uma oficina de grafite para as crianças atendidas pelo programa. A atividade foi ministrada pelo artista Jotapê, da Paxart.

Acompanhadas dos pais e visitadores do PIM, as crianças puderam conhecer como funciona a tinta spray e experimentar o manuseio. Participaram 11 crianças atendidas pelo PIM nos municípios de Porto Alegre, Capela de Santana, Riozinho, Rolante, Sapucaia, Arroio dos Ratos, Alvorada, Butiá e São Sebastião do Caí.   

O mural grafitado no Viaduto dos Açorianos pelo artista convidado foi inspirado em depoimentos trazidos por vivências do programa. A arte deste grafite é inspirada na infância e a relação da criança com o território em que vive. A inciativa tem por objetivo homenagear os vencedores do XII Prêmio Salvador Celia deste ano. 

Mais eventos da XX Semana do bebê