Na próxima quarta-feira (30), das 10h às 11h30, ocorrerá o XVII PIM Debate com o tema “Cuidado à gestante e puérpera na pandemia”, o evento faz parte da série de webinars que compõem o espaço de formação continuada do Primeira Infância Melhor (PIM). Seu objetivo é ampliar a discussão sobre as estratégias de prevenção à covid-19 para estes grupos populacionais, assim como abordar o papel dos agentes comunitários de saúde (ACS) e visitadores do PIM neste cenário.

As convidadas para discutir a temática são Laura Ferraz, coordenadora do Departamento da Atenção Básica na Secretaria Estadual da Saúde (SES); Maura Belomé, sanitarista da Política de Saúde da Mulher da SES e Márcia Wazlawik, coordenadora do PIM de Santa Cruz do Sul. O evento terá tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e sua anfitriã será Luiza Menezes, psicóloga que compõem o Grupo Técnico Estadual (GTE) do PIM.

A transmissão online ocorrerá pela página do PIM no Facebook, pelas páginas da Secretaria da Saúde no Facebook e no YouTube e pelo site do PIM. As próximas edições do PIM Debate serão divulgadas nos canais de comunicação oficiais do PIM.

Gestantes e puérperas na pandemia

Todas as gestantes e puérperas maiores de 18 anos, com ou sem comorbidades foram incluídas na vacinação contra o coronavírus no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma população estimada em 117.541 mulheres que podem ser imunizadas com as vacinas Coronavac e Pfizer. A inclusão deste grupo no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 foi recomendada em nota conjunta publicada pela Secretaria da Saúde (SES) e Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs).

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), Ana Costa, a medida se deve ao agravamento da pandemia e ao crescente aumento da mortalidade materna registrada no estado devido à covid-19. “Gestantes e puérperas correm mais riscos de apresentarem complicações com a doença e os números de casos neste grupo são impactantes do ponto de vista epidemiológico”, afirma a diretora.

Leia mais:

:: Serviço
Webinar XVII PIM Debate: Primeira infância em tempos de coronavírus
Tema: Cuidado à gestante e puérpera na pandemia
Data: 30 de junho de 2021 das 10h às 11h30
Local: Online (facebook.com/PIMRS/livefacebook.com/SecretariadaSaudeRS/liveyoutube.com/c/SecretariadaSaúdeRS e www.pim.saude.rs.gov.br)